Depois de copiar jaqueta, Gucci fecha parceria com Dapper Dan

Gucci fala em homenagem a Dapper Dan e fecha coleção-cápsula com o estilista do Harlem

Quem se interessa por cultura hip hop já ouviu falar pelo menos uma vez em Dapper Dan. Muitos documentários sobre o tema citam o estilista com um dos influenciadores da cultura em Nova York. Antes das grandes marcas olharem para esse público chamado ‘urbano’, Dapper Dan já vestia grande parte dos rappers.  O sucesso veio através da logomania que ele usava em suas criações, tendo as grifes Louis Vuitton e Fendi como suas preferidas.

No último desfile Cruise da Gucci, o nome de Dapper Dan voltou às rodas fashionistas. A marca de Alessandro Michele causou discussões acaloradas nas redes sociais após o look de uma das modelos ser muito parecido à uma das criações icônicas de Dapper.  A jaqueta com mangas infladas que o estilista fez para a medalhista Diane Dixon em 1989.

Sobre a acusação de apropriação cultural, Michele foi taxativo: ‘’Não foi apropriação, foi uma homenagem”, disse ao New York Times.

Depois da polêmica, Michele anunciou ter procurado Dan para uma colaboração.  O resultado da aproximação? Dan é a estrela da nova campanha masculina da grife, uma coleção- cápsula assinada por Dan e Michele e a reabertura da sua famosa butique, fechada em 1992 após 10 anos de funcionamento ininterruptos. Para a reabertura, a Gucci vai disponibilizar matéria-prima.

Dapper Dan estrela campanha da Gucci Dapper Dan estrela campanha da Gucci

Dapper Dan estrela campanha da Gucci (/)

Dapper Dan estrela campanha da Gucci Dapper Dan estrela campanha da Gucci

Dapper Dan estrela campanha da Gucci (/)