Dicas de moda e cuidados para você acertar na hora de escolher a roupa de trabalho

Saiba em que peças você deve apostar e os deslizes que deve evitar na hora de montar suas produções do escritório

Dicas de moda e cuidados para você acertar na hora de escolher a roupa de trabalho

Seja formal ou não, a roupa que você usa no trabalho requer uma atenção especial
Foto: Carlos Bessa

Boa aparência pode ser um item imprescindível na procura de um emprego ou no ambiente de trabalho. Embora as empresas tenham necessidades distintas – algumas pedem formalidade no traje, outras admitem peças casuais, como jeans, tênis e camiseta –, o cuidado com a roupa deve vir antes de qualquer exigência. Estar bem-vestido não significa ter roupas novas nem estar na moda, mas sim ter alguns cuidados com o que você veste.

“Bom senso, discrição e respeito pelo perfil da empresa são ingredientes básicos na escolha da roupa”, explica Alice Ciampolini, consultora de imagem. Evite peças justas, curtas, transparentes e decotadas durante o expediente ou mesmo em compromissos informais com os colegas de trabalho. É importante ter cautela com os exageros da moda. Prefira roupas em cores neutras e equilibre o visual com acessórios modestos. Arremate a produção com sapatos confortáveis e uma maquiagem leve.
 

Roupa limpa, sempre

Independentemente do seu estilo ou do seu trabalho, roupa suja transmite a impressão de desleixo. Nenhuma empresa quer ser representada por um profissional com aparência descuidada.


Sem manchas

É preciso ficar atenta a peças com manchas ocasionadas pelo tempo. Elas deixam qualquer produção deselegante. “Se a roupa for a preferida do guarda-roupa, a tecnologia pode ajudar, com um bom tira-manchas”, sugere Alice.


Amassado sem neura

Estar alinhado não é sinônimo de ser chique nem sofisticado. Roupas bem-passadas refletem a imagem de um funcionário impecável. Tudo dentro dos limites, já que tecidos como algodão, linho e cambraia marcam as dobras do corpo, mas isso não deve ser preocupação, afinal esse é um processo natural da fibra.


Efeito do tempo

Evite usar peças com pequenos furos ou costura desfeita no ambiente de trabalho. “Embora as blusas de aspecto podrinho estejam na moda, elas não vão bem a lugares que pedem formalidade”, explica a consultora.


Foco nos pés

Pode não parecer, mas os sapatos são essenciais na hora de compor um look, por isso eles devem ser bem-cuidados e estar sempre limpos e engraxados. O mesmo vale para sandálias, mocassins, tamancos e botas.


Botões no lugar

Fique atenta a esse detalhe antes de se vestir. Camisas, casacos e cardigãs são peças clássicas que ficam deselegantes com botões soltos. Se perder, mesmo que seja um, substitua todos com o mesmo design.

Conheça os signos que todo mundo odeia – escute no nosso podcast!