Dicas para escolher uma boa costureira

Aprenda a escolher uma costureira que entenda os seus desejos e que, além de subir a barra e pregar botão, te deixe mais bonita e na moda

Uma boa costureira deve saber valorizar o tipo físico da brasileira
Foto: Getty Images

A costureira é a fórmula secreta das grifes mais caras e tem o poder de deixar qualquer roupa perfeita em nosso corpo. Todos os tipos físicos tornam-se mais elegantes com uma simples ajudinha dessa grande parceira.

Se você pensa em ser sua própria costureira, saiba que é muito fácil. “Basta aprender a técnica, ser caprichosa e ter paciência”, recomenda Francisca Scheck, coordenadora de cursos da Escola de Moda Sigbol Fashion, em São Paulo.

> Descubra como usar cada tipo de vestido

Dicas para escolher uma boa costureira

Uma peça GG não vira PP
Foto: Reprodução Revista ANAMARIA

Mas há ainda quem prefira uma profissional. Nesse caso, é preciso procurar por uma costureira que saiba valorizar o seu tipo físico – brasileiras costumam usar manequim 40 na cintura e 42 no quadril -, reaproveitar peças queridas que já estão velhas, customizar um modelo para que ele fique mais adequado ao seu estilo e renovar roupas que não estão mais em alta.

Costureira, sim, milagreira, não!

– Forro novo sai o dobro!
Só vale a pena trocar o forro de um casaco ou vestido se a peça original for cara e de couro. É preciso quase refazer a roupa inteira! “Pode ser mais caro do que comprar um novo”, diz Francisca.

– Peça GG não vira PP
Diminuir mais que um número da roupa é milagre que só a fada madrinha da Cinderela faz! Pular do manequim 46 para o 40, por exemplo, estraga o caimento da peça. E custa uma nota.

Por isso, antes de começar uma parceria, conte para ela quais são os seus gostos e estilo.

Na ficção…

Dicas para escolher uma boa costureira

Dira Paes é costureira na novela e na vida real!
Foto: Alex Carvalho / Divulgação Rede Globo

Até na televisão essa carreira faz o maior sucesso. Que o diga Dira Paes, a Marta de “Ti-ti-ti”. Além de interpretar uma costureira, ela aprendeu o ofício na vida real. “Reparava na minha mãe trabalhando e aprendi com ela. Sei usar máquina de costura e até fiz um vestido para mim!”, revela a atriz. Aprenda com essas profissionais de mãos mágicas a fazer qualquer roupa ficar divina no seu corpo!