Faça você mesma: 10 tutoriais fáceis para reformar roupas usadas

É totalmente possível - e simples - renovar o guarda-roupa sem precisar comprar nenhuma peça nova

Às vezes acontece de enjoarmos de uma roupa ou acessório e acharmos que não é o caso de doar ou vender, porque o material ainda está bom e até que daria para usar novamente um dia, quem sabe… Mas correr o risco de ficar com aquilo apenas fazendo volume no armário para sempre também não parece uma boa ideia.

Esta é a hora de colocar a mão na massa, aderir ao DIY e reformar suas roupas usadas. Com pouca coisa – linhas, agulhas, cola e enfeites em geral – é possível ganhar looks novinhos sem precisar comprar nenhuma peça nova.

Selecionamos 10 tutoriais que ensinam passo a passo como reformar roupas para usar da cabeça aos pés. Tudo bem fácil! Faça a lista dos materiais de que precisará e renove seu guarda-roupa.

novos ares ao chapéu de praia

Aquele chapéu de palha liso e sem graça ganha vida nova com aplicações de pompons, cordas ou lantejoulas. Confira o tutorial para reformar chapéu de praia e já se prepare para o calor!

Transforme a camiseta velha em gargantilha

Tiras da camiseta podem ser trabalhadas apenas com as mãos e virar uma gargantilha. Acrescentar pingentes ao projeto é opcional. Aprenda aqui a transformar uma camiseta velha em gargantilha.

Customize suas camisetas

Dá para transferir estampas, remodelar decotes e alças e deixar camisetas largonas mais charmosinhas. Veja no vídeo cinco ideias para customizar camisetas.

Transforme uma camisa em vestido ou blusa

A camisa pode ser masculina ou uma feminina de modelagem mais ampla. Com um pouco de cortes e alguma costura (no vídeo ela mostra que fez na máquina, mas nada impede que você faça à mão, com pontos firmes e próximos), a camisa sem graça vira uma peça fofa e cheia de estilo. Confira como transformar uma camisa em vestido ou blusa.

É possível recuperar um cinto velho

Aquele cinto velho e acabadinho, até um pouco separado na parte dos furinhos, ganha vida nova com tecido e cola. É simples demais! Aprenda no vídeo como reformar cintos velhos em poucos minutos.

Desfie a calça jeans e a transforme em destroyed jeans

Enjoou da calça jeans simples e lisa que ainda está perfeitinha nas costuras? Acabe com essa perfeição e ganhe uma calça toda desfiada, do jeitinho que está na moda. Você só vai precisar de caneta, tesoura e pinça. Veja o passo a passo para desfiar calça jeans e transformá-la em destroyed jeans.

Transforme calça em saia, colete ou blusa frente única

Neste vídeo aprendemos três formas de reaproveitar calças que estão ali meio de lado. Primeiro é ensinado como transformar calça em saia; depois, o melhor jeito de transformar calça em colete; e, por fim, o passo a passo para transformar calça em blusa frente única – neste último, a parte de cima da calça ainda pode ser reutilizada como shorts.

Saiba transformar uma saia longa em vestido

Com um mínimo de cortes e de pontos simples de costura você consegue deixar uma saia longa com uma cara totalmente nova. Confira no tutorial como transformar uma saia longa em vestido.

Customize seus shorts

Você precisará de renda, cola, pedrinhas e tesoura para deixar seus shorts novinhos e voltar a ter vontade de usá-los. Veja no vídeo quatro opções de passo a passo para customizar shorts.

Personalize tênis e sapatilhas

O vídeo traz três ideias de como mudar a cara de tênis e sapatilhas lisos, mas você não precisa seguir à risca os desenhos e estampas; a ideia é aprender a fazer e aplicar as técnicas nos seus calçados da forma que tiver mais a ver com sua personalidade. Saiba como personalizar tênis e sapatilhas.