Lea T. derruba mitos na ELLE de dezembro

A modelo transexual brasileira é capa da última edição do ano da revista

Lea T. na ELLE de dezembro de 2011
Foto: Reprodução/ELLE


Perto de completar 30 anos, Lea T. ainda é um rosto novo entre as modelos, mas já é capa e recheio da edição de dezembro de 2011 da revista ELLE. Sem nenhuma experiência anterior na frente das câmeras, foi estrela da campanha de inverno 2010 da Givenchy. Detalhe: Lea T. é mulher, mas nasceu em um corpo de homem.

Mas, para o mundo da moda, que pouco a pouco vem brigando contra a mesmice, essas particularidades fizeram dela uma figura especial, quase única. Diversas campanhas tentam derrubar os limites de idade e sexo. É como se Lea T. pudesse quebrar todas as barreiras de uma vez só – mesmo que nunca tenha escolhido tal missão.

“Nenhum olheiro me parou na rua”, diz Lea. “Só comecei na carreira porque um amigo me deu uma chance.” O amigo em questão é Riccardo Tisci, escolhido como o cabeça da Givenchy em 2005 para modernizar a maison. Depois de uma experiência como assistente de Tisci, Lea virou a modelo de prova de roupas do estilista, que a considerava “o corpo perfeito”.

De lá para cá, Lea vem fazendo da ousadia a sua profissão. Saiu na capa da revista inglesa “Love” beijando Kate Moss e foi garota-propaganda da Blue Man usando biquíni.

“Não foi simples para Riccardo me colocar na campanha da Givenchy. Ele nunca me falou de forma clara sobre o processo, lento e burocrático, mas sei que lutou pela ideia. Eu era – e sempre serei – uma escolha arriscada. Nenhum dos meus trabalhos veio facilmente. Preciso batalhar e insistir mais para convencer as pessoas. Sou uma lutadora e não fujo da briga, mas isso me chateia. Por que usar modelos transexuais não pode ser algo normal? Quando a Givenchy me deu carta branca, eu disse ao Riccardo: ‘Só faço essas fotos se puder contar a minha história’. Ele topou na hora.”

Sensualidade
 

Lea T. derruba mitos na ELLE de dezembro

Decotes em evidência na ELLE de dezembro
Foto: Reprodução/ELLE


Vestidos e saias longas são peças-chave do verão 2012, mas nada caretas. A ideia da estação é turbinar os modelos com fendas, decotes e vazados nos mais diversos lugares, que brincam de esconder e revelar.

“Sempre criamos de olho em mulheres sexy, mas acabamos ficando um pouco saturadas de tantos curtos”, confessa a estilista Marcela Calmon, da Filhas de Gaia, marca carioca que recheou as passarelas do Fashion Rio com maxifendas glamourosas. “Acredito que acabou a ditadura da sensualidade mais óbvia. As mulheres estão percebendo que existem outras possibilidades além de um decote no colo ou pernas totalmente de fora.”, declara, em entrevista à revista ELLE.

Moda festa
 

Lea T. derruba mitos na ELLE de dezembro

Moda festa também é destaque na ELLE de dezembro
Foto: Reprodução/ELLE


Quem ainda não escolheu os looks de Natal e Ano Novo encontrará na edição de dezembro de 2011 da ELLE um ensaio recheado de opções de glamour. A moda festa de Gloria Coelho, Carlos Miele, Emporio Armani e Gucci está entre as opções que aparecem em destaque.