Letizia Ortiz: o estilo da nova rainha da Espanha

Ainda é cedo para dizer como Letizia Ortiz vai lidar com a moda a partir desta quinta-feira (19), dia em que ganhou o título de rainha-consorte da Espanha. Mas é provável que seus looks passem a ser observados com mais atenção daqui para frente.

Apesar de a ex-jornalista (que deixou de lado sua carreira quando se casou com o príncipe Felipe de Borbón, agora rei da Espanha, e acaba de ser nomeada rainha-consorte) fazer parte da família real espanhola há 10 anos, ela nunca de fato atraiu o olhar dos fashionistas – pelo menos, não como Kate Middleton, a duquesa de Cambridge que inspira milhares de mulheres mundo afora seguindo o legado de sua finada sogra Lady Di.

Letizia Ortiz: o estilo da nova rainha da Espanha

Ok, nós sabemos que os tabloides britânicos repercutem (e muito!) tudo o que a turma da rainha Elizabeth faz e veste. Mas, agora, Letizia é uma rainha. Uma monarca de origem plebeia que, para quem olha de fora, vive hoje um final feliz (e para sempre?) como o de Cinderela – o que provoca o imaginário da gente, não é mesmo?

Letizia Ortiz: o estilo da nova rainha da Espanha

Por isso, a torcida para que ela marque presença em eventos oficiais vestindo looks inspiradores é grande. Principalmente da parte dos estilistas espanhóis, que devem estar ávidos por rechear ainda mais o closet da nova rainha com suas criações.

Nesta quinta-feira (19), por exemplo, durante a proclamação de seu marido como rei, ela usou um vestido (com aplicações de cristais de rubi, ametista e âmbar na gola) feito sob medida por Felipe Varela, um de seus estilistas espanhóis favoritos e que tem aumentado suas vendas desde que caiu nas graças de Letizia.

Letizia Ortiz: o estilo da nova rainha da Espanha

E há quem não veja a hora de conquistar um lugar cativo no guarda-roupa da rainha, como é o caso do também espanhol Juanjo Gómez. Ele disse ao jornal El Pais que adoraria que a rainha abrisse um pouco seu leque fashion: ”eu mataria para vesti-la”.

Letizia Ortiz: o estilo da nova rainha da Espanha

Superesguia, do alto de seus 41 anos, Letizia é adepta de vestidos e saias de comprimento comportado. Saias lápis estão entre suas favoritas e favorecem sua silhueta slim. Toques de ousadia e modernidade vez ou outra dão pinta em suas produções. Ela já foi vista usando estampas de bicho, cores fortes (como o pink), legging de couro e um macacão deluxe, inclusive. Entre seus acessórios preferidos, impossível não mencionar os escarpins em cores mil, mas preferencialmente nude, os cintões e as maxicarteiras.

Letizia Ortiz: o estilo da nova rainha da Espanha

Ah! No cotidiano, Letizia é do tipo que não tem medo de aparecer vestindo roupas de redes de fast fashion como Zara e Mango junto de peças grifadas. E, em ocasiões formais, costuma repetir looks inteiros sem cerimônia.  

Letizia Ortiz: o estilo da nova rainha da Espanha

Vale lembrar que Madri, na Espanha, não integra o mais importante quarteto da moda do hemisfério Norte, hoje composto por Nova York, Londres, Paris e Milão – capitais que recebem desfiles superesperados a cada seis meses. Não, não é provável que o closet de Letizia promova mudanças nesse sentido, mas não há como negar que ele tem potencial para nos apresentar boas novas ideias fashion. Basta que a neo rainha se empenhe nesse sentido, certo? Estamos de olho.