‘Nem todas as mulheres podem ser modelos’, diz estilista da Dior

Maria Grazia Chiuri defendeu os corpos magros nas passarelas.

Maria Grazia Chiuri, atual estilista da Dior e a primeira mulher a comandar a parte criativa da marca, ficou famosa por apresentar coleções com aspecto feminista, seja em sua peças ou nas ideias que as norteiam. Sua estreia na maison, na temporada de verão 2017, trouxe à passarela uma das camisetas mais comentadas da moda, com o escrito “Nós devemos todos ser feministas”.

Leia Mais: Esta camiseta da Dior diz tudo o que precisamos ouvir

 (/)

Inspirada na artista feminista Niki de Saint Phalle, a estilista italiana abriu a passarela de seu Verão 2018 com um suéter listrado com o slogan “Why Have There Been No Great Women Artists?”, algo como “Por que não houve ótimas artistas mulheres?”, frase da historiadora Linda Nochlin em ensaio sobre as consequências do patriarcado na arte. Além de ter usado cores fortes em suas criações, marca bem presente da artista em suas obras.

 (/)

Outra característica de Niki em sua arte, era a homenagem que fazia à forma voluptuosa do corpo feminino, algo que Maria Grazia deixou de fora da passarela, apresentando um casting de modelos com “corpos padrão”.

Leia Mais: Após excessos, modelos muito magras não serão aceitas em desfiles

Após o desfile, em entrevista à AFP (Agence France-Presse), a estilista comentou sobre dois temas ligados ao empoderamento feminino: a representatividade na indústria da moda e a pressão estética sobre as modelos, ao ser questionada sobre o grupo detentor da Dior ter banido meninas que vistam menos de 34 em suas marcas. “Eu acho que é uma boa ideia, porque sou uma mulher e tenho uma filha, mas ao mesmo tempo, temos que explicar que nem todas as mulheres podem ser modelos”.

Leia Mais: Com Ashley Graham, Michael Kors pede a mudança que queremos ver

“Eu não quero usar modelos anoréxicas, mas às vezes as pessoas esquecem que isso é um trabalho. Agora, todos querem tudo. Se você quer ser uma cantora, você tem que ter voz. Se você quer ser um escalador, você precisa ser atlético. Existem características específicas que são necessárias”, disse. “Precisamos de meninas que são talentosas e que nasceram com o tamanho ideal.”, finalizou.