Stylist dá dica de como atualizar o visual sem comprar nada

No Brasil a convite da designer Martha Medeiros, o norte-americano Jason Campbell compartilhou truques preciosos de estilo.

Nesta quarta-feira (14), ESTILO bateu um papo com o stylist Jason Campbell, que veio ao Brasil a convite de Martha Medeiros para oferecer dois dias de consultoria fashion para clientes e convidadas da marca. A seguir, o norte-americano, responsável pelo visual de celebridades internacionais – entre elas, Ivanka Trump, filha de Donald Trump – dá dicas certeiras para você acertar em cheio na produção.

Quais são as principais diferenças entre o estilo das brasileiras e o das norte-americanas?

Para ser completamente sincero, as norte-americanas não gostam muito de se arrumar e costumar preferir looks casuais. Já as brasileiras se expressam mais através da roupa, usam peças coloridas e gostam de adicionar um toque sexy à produção. Eu adoro isso! Toda vez que você veste uma roupa é uma oportunidade de dizer alguma coisa. Então, por que não dizer alguma coisa fabulosa?

Algumas mulheres têm dificuldade em escolher a maquiagem e o penteado que melhor arrematam um look. Quais dicas você costuma dar para suas clientes?

Eu sempre falo para minhas clientes – a maioria, na faixa dos 30 aos 50 anos – apostarem em um look que as deixem confortáveis. Eu recomendo destacar os olhos, mas sem excessos, e investir em um batom. Se você gosta de batons escuros e coloridos, use-os; se não, aposte no nude ou apenas em um tint. Quando o assunto é cabelo, permaneça fiel aos seus penteados favoritos: se você prefere um rabo de cavalo simples no dia a dia, invista em uma versão mais sofisticada do visual quando tiver uma festa. Usar um look muito diferente do que você está acostumada é complicado porque você acaba parecendo outra pessoa.

Em tempos de crise financeira, como podemos atualizar o visual sem precisar comprar uma peça nova?

Busque dentro do seu próprio closet. As mulheres não prestam atenção nos próprios guarda-roupas como deveriam. Meu conselho é esse: doe peças que não servem ou não combinam mais com o seu estilo, se livre da velharia e as preciosidades aparecerão. Então, tente olhar para cada peça de uma forma diferente, monte vários looks a partir dos melhores itens e experimente novas combinações. E dê atenção especial aos acessórios.

Se eu pudesse investir em apenas uma única peça de roupa nos próximos meses, o que você recomendaria?

Um blazer bem cortado, porque é uma peça que deixa qualquer look mais interessante. Você pode usá-lo com vestido e sapatos de salto, jeans destroyed e tênis, short e sandálias. É muito versátil.

Quais são seus truques de styling favoritos?

São dois: sempre arregaçar as mangas de camisas e blazers para criar um visual mais moderno e natural e experimentar o mesmo item em combinações diferentes. Por que não usar um vestido de festa durante o dia, por exemplo? Tire as sandálias de salto, faça um coque messy e use-o no almoço de domingo.

Você é o stylist de Ivanka Trump. Como é trabalhar com ela?

Eu sigo o mesmo processo com todas as clientes. Primeiramente, vasculho o guarda-roupa da cliente para saber o que a atrai – porque o que ela compra é basicamente o que ela gosta de vestir. Eu identifico o que ela mais gosta e tiro o melhor disso, sempre dando um toque moderno. O resultado é natural e personalizado porque a ideia é não parecer que ela foi vestida por um stylist.

Alguma coisa mudou no estilo de Ivanka com a corrida presidencial nos EUA e todas as aparições públicas que ela teve que fazer por causa do pai?

Eu não a vesti no período de eleições exatamente por esse motivo. Ivanka tem uma plataforma, “Women Who Work”, composta por diferentes tipos de especialistas que dão desde aconselhamento profissional a dicas de moda e beleza. Então ela aproveitou a corrida presidencial para divulgar seu trabalho e acabou usando suas próprias roupas.

Quem você ainda quer vestir?

Eu adoraria trabalhar com Cate Blanchett. Como ela é muito estilosa, acho que eu poderia experimentar coisas com ela que outras clientes não entenderiam. Ela é uma verdadeira fashionista.