A abertura da novela ‘Verão 90’ tem 25 referências escondidas – você viu?

Será que você consegue encontrar alguma referência da década de 1990 que não está na nossa lista?

Siga o mdemulher no Instagram

A novela “Verão 90” estreou na última terça-feira (29) na Rede Globo e já na abertura mostra que veio para provocar nostalgia na audiência. Com pouco mais de 1 minuto de duração, encontramos 25 referências incríveis à década de 1990, que talvez passem despercebidas para os mais novinhos.

Estrelada por Isabelle Drummond, Rafael Vitti e Jesuíta Barbosa, a trama conta a história de Manuzita, João e Jerônimo, que se conheceram quando crianças, nos anos 1980 e se reencontram adultos, na década de 1990.

Claro que vai ter triângulo amoroso, drama e muitas risadas. E enquanto a novela rola, vamos poder matar a saudade da última década do século 20.

Listamos aqui as 25 referências escondidas na abertura de “Verão 90”. Acompanhe com a gente:

1. BAYWATCH

baywatch abertura novela verao 90

 (Reprodução/Rede Globo)

Uma das primeiras cenas da abertura, logo no comecinho, quando a edição é bem rápida, mostra uma mulher de maiô vermelho observando o que está a seu redor. Essa é uma clara referência à série “Baywatch”, exibida no Brasil com o nome de “SOS Malibu”. A série começou a ser produzida em 1989 e tinha como principais estrelas Pamela Anderson e David Hasselhoff. “Baywatch” foi exibida até 2001, mas seus anos de ouro foram na década de 1990.

2. BANANA BOAT

banana boat abertura novela verao 90

 (Reprodução/Rede Globo)

É até difícil definir o que é um banana boat. Trata-se de uma espécie de bote inflável, normalmente amarelo e em formato de banana, que era puxado por lanchas no litoral de todo o Brasil durante os anos 1990. Cobrava-se ingresso para que os corajosos montassem na tal banana e percorressem um trecho do mar em alta velocidade. A graça é que, em dado momento, o piloto da lancha faz com que a banana vire, derrubando os passageiros no mar. Até hoje, em algumas praias, é possível encontrar essa… atividade.

3. BRONZEAMENTO

bronzeador abertura novela verao 90

 (Reprodução/Rede Globo)

Nos anos 1990, talvez por ignorância, todo mundo era mais inconsequente quando o assunto era proteção solar. Quase ninguém sabia o que era FPS, e o importante mesmo era ficar bronzeada – mesmo que para isso fosse necessário usar misturas caseiras a base de Coca-Cola e urucum (sim!). Nessa época também era comum usar uns bronzeadores importados, que chegavam no Brasil via Paraguai, como o Rayito de Sol (que ainda existe!)

4. GINÁSTICA AERÓBICA

ginastica aerobica abertura verao 90

 (Reprodução/Rede Globo)

A ginástica aeróbica está para os anos 1990 como o cross fit está para a atualidade. Era a modalidade de exercício mais trendy, praticada em academias, nas praias e até em programas de TV. Roupas de cor neon e feitas de lycra justíssima eram o uniforme oficial. E todo mundo pulava pela sala até derreter de tanto suar.

5. BIJUS COLORIDAS E GIGANTES

Discrição para que? Durante muitos anos na década de 1990 a filosofia era “quanto maior, melhor”. Pulseiras gigantes, brincos multicoloridos, colares exagerados. Valia tudo para deixar o minimalismo para lá.

6. LAMBADA

lambada abertura novela verao 90

 (Reprodução/Rede Globo)

Em 1989 a banda Kaoma lançou a música “Chorando se Foi”, e o mundo todo foi tomado pela lambada. Esse ritmo quente, que se dança coxa com coxa, umbigo com umbigo, na maior esfregação, virou mania, e até criancinhas nas escolas faziam concursos de lambada. O look clássico consistia em topzinho e saia rodada – e cada vez que a moça girava, dava para ver 100% da calcinha dela.

7. PEDRA SOBRE PEDRA

pedra sobre pedra abertura verao 90

 (Reprodução/Rede Globo)

Essa referência à novela de 1992 é bem sutil, e está na tipografia da abertura, com as letras empilhadinhas como as de “Pedra sobre Pedra”.

pedra sobre pedra 2

 (Reprodução/Globo)

Veja também

8. BOY BANDS

boy bands abertura novela verao 90

 (Reprodução/Rede Globo)

New Kids on the Block, Backstreet Boys, 5ive, Westlife, ‘N Sync… os anos 1990 foram muito férteis para essas bandas formadas por meninos bonitinhos que sabiam dançar e às vezes até cantavam.

9. MACARENA

Quem não dançou “Macarena”  em 1993 (e 94, 95, 96…) não estava vivo. A coreografia bem fácil e meio tonta virou mania no mundo todo, e até hoje quando essa música toca tem gente que corre para o meio da pista, pronta para dar o pulinho ao som de “Eeeeeeee, Macarena, aaaai!”

10. ROUPAS DE VINIL

roupas de vinil

 (Reprodução/Rede Globo)

Era a última década do século e do milênio, e o futuro com o qual todos sonhavam estava chegando! Carros voadores? Robôs que fazem todo o trabalho doméstico? É bom que a gente se vista de acordo com esses tempos futuristas, certo? Só quem viveu sabe o quanto suou dentro de saias, calças e jaquetinhas de vinil. Afff.

11. FACAS GINSU

facas ginsu

 (Reprodução/Rede Globo)

Em um tempo em que a TV a cabo ainda estava chegando no Brasil, muitas vezes o que passava nos canais eram propagandas bizarras de produtos fantásticos, como as lendárias facas Ginsu. Imagine uma faca tão afiada que és capaz de cortar absolutamente TUDO.

Era isso que o comercial, dublado de um jeito esquisito, prometia. E todo mundo desejava testar o poder desse utensílio genial. (Outro produto desse tipo era a meia-calça Vivarina, que nada no mundo fazia desfiar. Resta até hoje o mistério: será que as facas Ginsu são capazes de cortar as meias Vivarina?)

12. PIÃO DA CASA PRÓPRIA

piao da casa propria

 (Reprodução/Rede Globo)

Embora exista desde 1962, o Pião da Casa Própria, do SBT, ganhou um programa especial na década de 1990, chamado de Festival da Casa Própria. Funcionava assim: três clientes do Baú da Felicidade, empresa de Sílvio Santos, eram sorteados e podiam rodar o pião em um programa na TV.

Dos três, a pessoa que tirasse o maior número no pião ganhava uma casa! Imagina a emoção? Esse programa acabou em 2002, infelizmente.

13. JET SKI

jet ski

 (Reprodução/Rede Globo)

Registrado no Brasil desde 1985, essa espécie de moto aquática virou mania entre os endinheirados nos anos 1990. Tirar onda de jet ski na praia era o must no verão, e, assim como a banana boat, você podia alugar um desses para dar uma voltinha, se quisesse. Até hoje a gente vê jet skis na praia, seja pilotado por salva-vidas ou por banhistas que curtem velocidade.

(Curiosidade: sabia que jet ski é marca, e pertence à Kawasaki? Os das outras marcas você pode chamar de “veículo aquático pessoal”, tá?)

14. JOGOS DE VERÃO MASTER SYSTEM

jogos de verao master system

 (Reprodução/Rede Globo)

Alô turma dos games! Nos anos 1990 não existia nada de Playstation, XBox ou coisa assim. Tinha Nintendo e seu tradicional NES, e o concorrente era o Master System, da SEGA. Um dos jogos mais famosos na época era o “Jogos de Verão”, que consistia em uma série de esportes de praia. Tinha Skate no Half Pipe, Footbag (embaixadinhas), Surfe, Patinação, BMX e Flying Disc (frisbee). Dava para jogar em até 8 pessoas e era a maior curtição!

15. MAURICINHO

mauricinho ambervision

 (Reprodução/Rede Globo)

Sabe o cara almofadinha, coxinha, arrumadinho? Pois é, nos anos 1990 a gente chamava ele de Mauricinho (e a versão feminina era a Patricinha). Tadinhos dos Maurícios e Patrícias daquela época… detalhe: o Mauricinho da abertura de Verão 90 usa óculos Ambervision… que eram vendidos como as Facas Ginsu e as Meias Vivarina!

16. GRUNGE

grunge

 (Reprodução/Rede Globo)

Esse estilo de rock surgiu no fim dos anos 1980 nos Estados Unidos, mas estourou mesmo pelo mundo no início dos anos 1990. Guitarra sujas, cabelos ensebados, camisas de flanela… o principal expoente do estilo foi a banda Nirvana, e ela que ganha uma justa homenagem na abertura de Verão 90, com uma imitação do clipe de “Smells Like Teen Spirit”.

17. TELEFONE SEM FIO

telefone sem fio

 (Rede Globo/Reprodução)

Se às vezes fica difícil imaginar um mundo em que não havia celular, e para falar ao telefone era preciso ter uma linha fixa, em casa, pior ainda é imaginar um tempo em que todos os telefones tinham fios e eram grudados na parede. A popularização do telefone sem fio (com uma antena imeeeeensa) foi libertadora e revolucionária nos anos 1990: agora dava para fofocar trancada no quarto, numa boa!

18. MOLA MALUCA

mola maluca

 (Reprodução/Rede Globo)

Pensa num brinquedo simples: é a mola maluca. Feita de plástico ou de metal, essa mola bem maleável era mania entre as crianças dos anos 1990. A criançada fazia a mola descer escadas e passava o dia todo com ela de um lado para o outro, fazendo um barulhinho chaaaaato…

19. SKATE

skate

 (Reprodução/Rede Globo)

O skate existe como esporte desde a década de 1960, mas teve nos anos 1990 sua fase de ouro, com craques como Tony Hawk e Bob Burnquist (sim!) brilhando nos half pipes e nas ruas. A criançada – especialmente os meninos – sonhava em deslizar e fazer mil manobras em cima da pranchinha sobre rodas.

20. VHS

vhs destaque

 (Reprodução/Rede Globo)

Pois é, gente. Antes da Netflix, existia o Blu-Ray. Antes do Blu-Ray, existia o DVD. E antes do DVD veio a fita VHS, que fez a alegria de muita gente por anos e anos. Toda casa tinha um videocassete, e toda família era sócia de uma locadora, onde podia alugar fitas e assistir filmes no conforto do lar.

Aliás, sabia que os primeiros videocassetes tinham controle remoto… com fio? Pois é, minha gente. O mundo já foi bem diferente.

21. CD

Antes do Spotify tinha o MP3… e antes tinha o CD. Essa tecnologia para ouvir música foi lançada em 1984, mas foi a partir de 1992 que ela passou a ser mais vendida que o disco de vinil (que a gente chamava de LP, ou long play. CD significa compact disc). Era muito chique ter um som com CD player. E um discman então? Uau!

22. FLIPERAMA

fliperama

 (Rede Globo/Reprodução)

Em um mundo sem internet, sem muitas opções de videogame, a molecada se reunia para ter um pouco de diversão digital nos fliperamas. Tinha em shoppings, na rua, perto das escolas… e era a maior curtição jogar aqueles jogos eletrônicos a tarde toda! Muuuuitos primeiros beijos aconteceram em fliperamas, pode acreditar!

23. PATINS

patins

 (Reprodução/Rede Globo)

A gente tem horror a esse papo de “menino veste azul, menina veste rosa”, mas nos anos 1990, de uma forma geral, meninos andavam de skate e meninas andavam de patins. Claro que havia alguns rapazes que não tinham medo de transgredir e se aventuravam nos patins, e meninas skatistas incríveis também. Dava para patinar na rua, nos parques e em ringues de patinação que eram quase baladas, com luzes coloridas, globo de espelho e tudo o mais!

24. TV DE TUBO

É, dessa muita gente lembra. Nos anos 1990 as televisões podiam ser grandes e pesadas como armários, e ocupavam a maior parte da sala. Quem tinha dinheiro fez as primeiras assinaturas de TV a cabo do país, mas quem não tinha grana ficava na anteninha mesmo – e luxo era quando a antena pegava os canais UHF, para assistir MTV!

25. PUMP UP THE JAM

Que escolha maravilhosa a música do Technotronic para ser a abertura da novela! Apesar de ter sido lançada em 1989, ela deu o tom dos anos 1990 aqui no Brasil.

E sabia que o termo “poperô”, usado para definir música eletrônica nessa época, vem dessa canção? Pois era assim que a gente, que não falava inglês direito, entendia quando eles diziam “pump it up”. Maravilhoso, vai?

Assista à abertura na íntegra e tente encontrar mais referências além das que listamos!