Receitas
PATROCINADO POR
search clear

Bolo de chocolate trufado sem glúten e sem lactose

  • Dificuldade Médio
  • Preparo Demorado (+45 minutos)
  • Rendimento 12 fatias
Ingredientes
Modo de preparo

1.Peneire 2 xícaras (chá) do açúcar, as farinhas e 2/3 de xícara do cacau em um bowl grande. Acrescente o bicarbonato e 1/2 colher do sal. Misture com a ajuda de um fouet (o clássico batedor de arame) e reserve.

2.Em um outro bowl, coloque 1 xícara (200 ml) da água com o óleo (ou azeite), o vinagre de maça e o melaço. Misture bem (até o melaço dissolver) e junte à primeira mistura.

3.Divida a massa entre duas fôrmas redondas de 24 cm de diâmetro (se você tiver só uma fôrma, prepare a massa com metade dos ingredientes e, depois de assar o primeiro bolo, repita a receita) untadas com óleo e polvilhadas com cacau em pó. Bata levemente o fundo das fôrmas numa mesa para nivelar a massa e retirar bolhas de ar.

4.Asse em forno preaquecido a 180 ºC por 30 minutos (ou faça o teste do palito. Espere amornar e desenforme. E, quando esfriar totalmente, corte os bolos ao meio, no sentido horizontal, para formar 4 camadas. Reserve.

5.Prepare o creme de chocolate. Em um bowl, peneire o amido de milho e o restante do cacau, do açúcar e do sal. Misture com o fouet e acrescente o leite. Mexa até incorporar todos os ingredientes. Leve ao fogo médio-alto e deixe engrossar, sem parar de mexer. Desligue a chama e adicione o chocolate. Misture até que o chocolate derreta. Passe para uma tigela e deixe esfriar.

6.Toste as avelãs no forno a 180 ºC, de 5 a 10 minutos. Espere esfriar, esfregue-as entre as mãos para retirar a pele e corte-as grosseiramente. Reserve.

7.Monte o bolo: recheia as camadas de bolo com o creme de chocolate e um um pouco da avelã polvilhada. Finalize com o creme e as avelãs.

Receita sugerida pela nutricionista e chef de cozinha Gab Rabelo, do Namu Cursos – plataforma de cursos online.

 

Informações nutricionais