3 passos para acabar com a enxaqueca

A escritora inglesa Wendy Green ensina 3 passos para acabar com a enxaqueca e ainda ensina a reconhecer as causas do incômodo

Relaxar ajuda a diminuir as crises de enxaqueca
Foto: Dreamstime

Velha conhecida de boa parte das mulheres, a enxaqueca costuma ser desencadeada por fatores como cansaço, alimentação e sono conturbado. Se você sofre com a doença, é imprescindível procurar um médico, pois só ele tem condições de analisar cada caso e sugerir o melhor tratamento. Mas mudar alguns hábitos já ajuda a reduzir o impacto das crises.

No livro “50 Coisas que Você Pode Fazer para Lidar com a Enxaqueca”, escrito por Wendy Green (Ed. Larousse), há várias sugestões de como controlar os sintomas. Confira 3 passos e coloque-os em prática!

Passo 1

Descubra o que provoca as crises
Durante algumas semanas, relate tudo o que leva à dor. Anote quando cada crise ocorrer, registrando os detalhes de seu dia. Para isso, leve em consideração…

· Alimentação: Quando e o que você comeu nas 24 horas anteriores? Alguma refeição foi pulada?
· Bebida: Você tomou café ou vinho tinto na quantidade de costume?
· Emoções: Você estava preocupada ou estressada?
· Hormônios: A enxaqueca surgiu antes ou durante o período da menstruação?
· Sono: Você dormiu o tempo costumeiro?

Mude!
Mantenha uma rotina de alimentação, atividade física, relaxamento e sono, mesmo durante feriados e fins de semana. Ao suspeitar de uma ligação entre um alimento e a crise, evite seu consumo.

3 passos para acabar com a enxaqueca

Consuma iogurte com cereais! O iogurte combate a dor, pois libera serotonina
Foto: Dreamstime

Passo 2

Consuma alimentos que combatem a dor

· Água
Beber bastante líquido ameniza as crises.

· Cafeína
Se você não toma chá, café ou refrigerante à base de cola, uma xícara ou copo ajuda a cortar a enxaqueca. É que a cafeína contrai as veias dilatadas ao redor do cérebro e aumenta a eficácia dos analgésicos. Já quem tem o hábito de ingerir essas bebidas e para, sofrerá, porque os vasos sanguíneos tendem a dilatar. O ideal é controlar o consumo da substância, não ultrapassando os 300 mg/dia (3 xícaras de café).

· Arroz, frutas, nozes, queijos, iogurtes, verduras, pães integrais, grãos e cereais, leite desnatado e carnes e peixes magros
Esses alimentos proporcionam bem-estar, porque são fontes de carboidratos e triptofano, substâncias que estimulam a produção de serotonina. Dos embutidos e em conserva, porém, você deve passar longe. E nunca fique mais de quatro horas sem comer, pois pular refeições baixa os níveis de açúcar, provocando a dor.

· Aveia, feijão, batata, ervilha, verduras, sementes e purê de tomate
Quem sofre de enxaqueca possui baixo nível de magnésio, outro fator que causa dor, e o excesso de bebida alcoólica afeta a sua absorção.

3 passos para acabar com a enxaqueca

Depressão e baixa autoestima são alguns dos sintomas psicológicos causados pela enxaqueca
Foto: Dreamstime

Passo 3

Relaxe
Fique atenta aos sintomas:

· Psicológicos
Ansiedade, depressão, baixa autoestima, falta de concentração, vontade de chorar, perda (ou excesso) de apetite.

· Físicos
Suores, náusea, diarreia, boca seca, ganho ou perda de peso, tensão nos maxilares, ombros e pescoço.

Mude!

· Faça um diário
Registre os detalhes de situações, lugares e pessoas que fazem você se sentir estressada. Identificar esses gatilhos emocionais ajuda a descobrir meios de evitar ou aprender a lidar melhor com eles.

· Aceite
Não perca energia preocupando-se com coisas que não podem ser mudadas. Concentre seus esforços onde eles realmente vão fazer toda a diferença.

· Não dramatize
Analise se alguns aspectos de sua personalidade não influenciam as crises. Por acaso você é perfeccionista e nunca está satisfeita com nada? Então, não se cobre tanto, criatura! Adotar uma atitude positiva e mais leve perante a vida diminui o estresse.

· Administre melhor o seu tempo
Observe quais atividades podem ser cortadas ou reduzidas (isso é perfeitamente possível!). Quando você tiver uma longa lista de afazeres, organize as tarefas por urgência e importância, e execute-as nessa ordem.