6 dicas para evitar dores causadas pelo salto alto

O salto pode deixar você mais segura, mais esguia e também mais dolorida! Descubra como usá-lo sem prejudicar o corpo

Sapatos de bico fino e estreito podem causar calos e joanetes
Foto: Getty Images

1 – Com moderação

Ao subir no salto, a parte frontal do pé fica sobrecarregada, o que pode gerar tendinites e desgastes nas articulações. A primeira regra pra evitar problemas é não exagerar na frequência de uso. O ideal mesmo é deixar só para o fim de semana ou para as baladas. (Mas quem consegue?)

2 – Dedinhos livres

Os sapatos de bico fino e estreito espremem seus dedos e podem causar problemas como calos e joanete (alteração no osso do pé) e até deixá-los com formato de garra. Sapatos com bico mais largo e modelos arredondados ou retangulares são menos agressivos aos pés.

3 – Machuca menos

Se você precisa usar salto no dia a dia, prefira modelos confortáveis, de até 3 centímetros de altura. Eles distribuem melhor a carga entre o calcanhar e a parte da frente do pé. “Meia-pata, anabela e solados grossos também são mais indicados porque têm base rígida, que dá mais estabilidade”, diz a ortopedista Ana Paula Simões.

4 – Tempo é saúde

Quem trabalha de salto pode se precaver usando tênis ou rasteirinha no caminho. Se você fica muito em pé, sente-se de vez em quando e estique os dedos. “Quanto mais intervalos sem salto conseguir fazer, melhor”, diz o ortopedista Marco Ambrósio.

5 – Sessão de aquecimento

Antes de sair de casa, alongue as pernas. Sente-se com elas esticadas para a frente e leve os braços e o tronco em direção aos pés por 30 segundos. Repita o exercício cinco vezes. E só depois calce o sapato.

6 – Recompensa para os pés

Quando chegar em casa, massageie seus pés. Aperte-os fazendo movimentos circulares com os dedos, de baixo para cima. Ou faça um escalda-pés. “Encha uma bacia com água quente e adicione duas colheres de sal grosso e quatro gotas de óleo essencial de eucalipto ou lavanda”, diz Juliana dos Santos, do Buddha Spa, de São Paulo. Coloque bolinhas de gude no fundo da vasilha para massagear a sola – e deixe os pés ali por 20 minutos.
 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s