7 razões para comer menos sal

Sim, ele dá mais sabor à comida. Mas pode causar vários males e até fazer você engordar. Saiba por quê

Siga o mdemulher no Instagram

Sal: bandido ou mocinho?
Foto: Divulgação

Basta uma pitadinha e a comida já ganha outro sabor. Quem já experimentou um prato totalmente sem sal sabe o quanto esse pozinho fino e branco faz falta. Da mesma forma que ele é eficiente para agradar ao nosso paladar, também pode se tornar nocivo à saúde – e até engordar. Nós estamos acostumadas ao sal e, com o passar do tempo, a tendência é aumentar a quantidade para sentir melhor o seu gosto. “Hoje se come mais sal do que anos atrás. A principal conseqüência disso é a pressão arterial aumentada”, comenta Márcio Tannure, especialista em medicina ortomolecular.

Pé no freio
A saída para evitar complicações no organismo está na redução gradual do uso do sal. Tirando aos poucos esse ingrediente da alimentação, o paladar se torna mais sensível a ele e, em questão de dias, você irá se contentar com porções menores. O controle da quantidade de sal irá beneficiar a saúde de toda a família.

Limite diário
A quantidade de sal recomendada para um adulto por dia é de 4 a 6 gramas. Isso equivale a 2 colheres de chá rasas. É bem possível que o sal misturado aos alimentos que você come já ultrapasse esse limite. Por isso, evite o uso do saleiro na mesa.

De olho no rótulo
Alguns alimentos industrializados são uma bomba de sal disfarçada. Nas tabelas nutricionais impressas na embalagem, atente para o item sódio. Para cada 2,4 gramas de sódio presentes na comida há, na verdade, 6 gramas de sal.

Cuidado nos restaurantes
Você já deve ter percebido que quando come fora de casa sente mais sede. Muitos restaurantes carregam no sal para realçar o sabor dos pratos. E para o cliente consumir mais bebida. Prefira ir a locais que não salgam demais os alimentos.

Pressão arterial
O consumo exagerado de sal aumenta o risco de que a pessoa desenvolva hipertensão no futuro. Mesmo quem tem pressão baixa precisa maneirar no uso. Colocar sal na língua para subir a pressão é errado e não resolve o problema.