Abóbora: os benefícios do alimento e as vantagens de cada tipo

Aproveite que é tempo desse delicioso vegetal e inclua-o no seu carrinho de supermercado. Rica em nutrientes, ela é um santo remédio.

A casca da abóbora também pode ser aproveitada. Ralada, dá pra ser adicionada a sopas e saladas.
Foto: Getty Images

 

Tem ação antioxidante

“A abóbora é riquíssima em carotenoides. Esses pigmentos, que dão a cor alaranjada, são potentes antioxidantes”, diz a nutricionista Natália Colombo, diretora da NCnutre. O que significa isso? Prevenção contra o envelhecimento precoce e diversos tipos de câncer, como o de mama e o de cólon.

Protege o coração

“Os carotenoides atuam na prevenção de doenças cardiovasculares e potencializam o sistema imunológico”, diz Natália.

Melhora o humor

Ricas em triptofano, as sementes de abóbora ajudam a melhorar o humor. E é simples prepará-las: lave e seque bem, tempere com sal e leve ao forno, preaquecido a 200 0C, por 45 minutos, virando a cada 10 minutos. Retire quando estiverem douradas.

Ajuda a emagrecer

Uma colher e meia (sopa) de abóbora cozida tem apenas 20 calorias. Ou seja, bem pouquinho. E o melhor: como tem muitas fibras, esse fruto ainda dá saciedade!


Os tipos mais conhecidos

· Paulista: comprida, ela pode ser usada em refogados, sopas e doces. É a mais fácil de descascar!

· Moranga: a polpa é mais molinha e tem o sabor delicado. Boa para rechear e usar em refogados e sopas.

· Cabotiã ou japonesa: de casca porosa, ela é ideal para pratos salgados e tem mais fibras que os outros tipos.

· Abóbora de pescoço: pode pesar até 15 kg! Tem textura fibrosa e é boa para fazer doces e pães macios.

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