Adote petiscos mais saudáveis no cardápio

Nutricionistas Deborah Lobo e Camila Attademo ensinam a fazer substituições inteligentes

Adote petiscos mais saudáveis no cardápio

Tremoço é um ótimo substituto para a azeitona
Foto: Alfredo Franco/BOA FORMA


Receber amigos em casa é comum no fim de ano, mas isso não significa que você precisa sair da dieta. Confira uma série de dicas das nutricionistas Deborah Lobo e Camila Attademo e coma de maneira saudável mesmo em eventos:

No lugar do amendoim e da azeitona, a melhor solução é o tremoço que, além de menos calórico, contém muita fibra (três vezes mais do que a aveia e o trigo!). Ele ainda retém o colesterol ruim no intestino e facilita a sua eliminação. Outra alternativa, mais calórica, mas rica em ômega-3, é a castanha de caju. Ela ainda previne doenças cardíacas.

Delicioso e fácil de fazer, o queijo minas cortado em cubos e regado com azeite e orégano cai bem. Ricota com um pouco de sal também fica uma delícia. Evite sempre o queijo prato, uma opção que engorda bastante. “Frios também são bacanas e têm tudo a ver com a bebida: os mais indicados são fatias de peito de peru ou de presunto, sem a capa de gordura”, diz Deborah.

Também é importante estar atenta ao alto valor calórico da cerveja: uma lata tem, em média, 150 kcal. É a mesma quantidade de um pão francês sem miolo. Opções como o vinho branco são menos calóricas – uma taça de 125 ml da versão seca da bebida, por exemplo, tem 107 calorias, segundo informações da Unifesp.