Ano-Novo sem ressaca: prepare seu corpo para a balada de fim de ano

Fique longe da dor de cabeça e dos outros sintomas causados pelo consumo de álcool no fim de ano

Ano-Novo sem ressaca: prepare seu corpo para a balada de fim de ano

Não se esqueça de comer antes de começar a beber no Réveillon
Foto: Getty Images

Mesmo que não gosta de bebidas alcoólicas acaba comemorando o fim de ano com ao menos uma taça de champanhe. Outras pessoas aproveitam a ocasião para festejar bastante e, muitas vezes, acabam exagerando na dose.

Para aproveitar a virada e não se arrepender no primeiro dia do ano ao enfrentar a temida ressaca, veja dicas para preparar seu corpo antes da balada:

Coma antes
Não beba sem forrar o estômago. Além de piorar os sintomas da ressaca, o corpo desidrata, pois o álcool potencializa a vontade de urinar, aumentando a eliminação de líquidos do organismo.

Mais líquidos
Tome alguns goles de qualquer líquido sem álcool enquanto bebe. Vale água, água-de-coco, sucos e até refrigerante.

Cuidado com as misturas
Não misture bebidas diferentes. Também não adianta ingerir algo com teor alcoólico mais leve, porém, em grande quantidade. Entre vinho e cerveja, por exemplo, não importa qual seja a sua escolha, o que vale mesmo é beber pouco. Algumas pessoas são mais sensíveis às destiladas, como pinga e vodca. Outras reagem pior às fermentadas, como cerveja, sidra e vinho. Antes de decidir o que beber, lembre-se das reações do seu corpo nos anos anteriores.

Cigarro + álcool
Fuja da dupla cigarro e álcool. Juntos, os dois vícios aumentam a absorção da nicotina pelo organismo. O resultado? Uma ressaca potencializada. Se ainda não é forte o bastante para resistir, escolha apenas um entre esses dois inimigos da saúde.

Antes de dormir
Ao chegar em casa depois da farra, tente comer uma fruta, tomar um suco ou um isotônico, que tem sódio, potássio e carboidrato. Isso pode ajudar a atenuar a desidratação provocada pelo álcool

Dia seguinte
Não precisa ficar na cama o tempo inteiro, mas nada de ginástica ou caminhadas longas. Ao se alimentar, prefira líquidos ou algo semipastoso, como sopa e purê de batatas. Invista também em frango sem muito tempero e frutas ricas em sódio, potássio e magnésio, como pêra e banana.

*Com informações da WOMEN’S HEALTH e VIVA!MAIS