Brasil fecha acordo para produzir insulina

Ministério da Saúde comprou um estoque de 3,5 milhões de frascos de insulina para este ano

Siga o mdemulher no Instagram

Pelo menos 50 mil pessoas morrem de diabetes todos os anos no Brasil
Foto: Getty Images

Se você tem diabetes, fique atenta! Uma parceria entre o Ministério da Saúde e o laboratório ucraniano Indar permitirá que o Brasil produza insulina, medicamento usado no tratamento do diabetes. A droga será fabricada no laboratório Biomanguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Por meio de nota, o ministério informou que essa parceria deve gerar uma economia de R$ 800 milhões para o governo. Ao todo, 7,6 milhões de brasileiros têm diabetes, dos quais 900 mil dependem exclusivamente do SUS (Sistema Único de Saúde).

A previsão do Ministério da Saúde é que, dentro de três anos, o Brasil passe a produzir a droga em escala industrial. Segundo cronograma divulgado, o início da produção começa ainda neste ano na Fiocruz. Até 2017, o Brasil estará preparado para fabricação em grande escala.

Segundo dados do ministério, foi comprado um estoque de 3,5 milhões de frascos de insulina para 2013. O volume será entregue em abril e poderá chegar a 10 milhões de frascos até dezembro deste ano, caso haja necessidade. Dados do governo apontam o alto índice de mortes causadas pelo diabetes – em torno de 50 mil todos os anos.