Brasil fecha acordo para produzir insulina

Ministério da Saúde comprou um estoque de 3,5 milhões de frascos de insulina para este ano

Pelo menos 50 mil pessoas morrem de diabetes todos os anos no Brasil
Foto: Getty Images

Se você tem diabetes, fique atenta! Uma parceria entre o Ministério da Saúde e o laboratório ucraniano Indar permitirá que o Brasil produza insulina, medicamento usado no tratamento do diabetes. A droga será fabricada no laboratório Biomanguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Por meio de nota, o ministério informou que essa parceria deve gerar uma economia de R$ 800 milhões para o governo. Ao todo, 7,6 milhões de brasileiros têm diabetes, dos quais 900 mil dependem exclusivamente do SUS (Sistema Único de Saúde).

A previsão do Ministério da Saúde é que, dentro de três anos, o Brasil passe a produzir a droga em escala industrial. Segundo cronograma divulgado, o início da produção começa ainda neste ano na Fiocruz. Até 2017, o Brasil estará preparado para fabricação em grande escala.

Segundo dados do ministério, foi comprado um estoque de 3,5 milhões de frascos de insulina para 2013. O volume será entregue em abril e poderá chegar a 10 milhões de frascos até dezembro deste ano, caso haja necessidade. Dados do governo apontam o alto índice de mortes causadas pelo diabetes – em torno de 50 mil todos os anos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s