Brasileiros têm direito a atendimento médico gratuito em alguns países

Você sabia que existe um seguro saúde sem custo para os viajantes? Veja em quais países ele vale e como obter o benefício.

Se o seu destino é Portugal, Itália ou Cabo Verde, viaje tranquilo sabendo que tem direito a uma assistência médica gratuita. Isso porque, o Brasil possui um acordo com essas nações.

Para conseguir o benefício, basta solicitar o Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM). Ele garante que você seja atendido em qualquer unidade da rede pública como se fosse um cidadão local. E não importa o motivo da viagem nem o tempo de duração – ele tem validade de um ano e pode ser renovado sempre que vencer.

Como solicitar?

É preciso ir pessoalmente a um núcleo estadual do Ministério da Saúde e levar os seguintes documentos: RG, CPF, passaporte e comprovante de residência no Brasil. Itália e Cabo Verde exigem também a apresentação de comprovante de vínculo com o INSS.

Para saber mais e verificar a lista de locais onde pode-se fazer a solicitação, acesse o portal do Ministério da Saúde. E boa viagem!