Como ajudar sua amiga que quer parar de fumar

Largar o cigarro é mais fácil se houver apoio e compreensão das pessoas queridas. Confira atitudes e atividades que são muito bem-vindas nessa missão

Parar de fumar não é uma tarefa fácil. Dois dados oficiais mostram isso superbem. Primeiro: a mais recente pesquisa Vigilância de Fatores de Risco de Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, feita em 2016 pelo Ministério da Saúde, aponta que 10,2% dos brasileiros fumam. Segundo: a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em uma parceria Fiocruz-IBGE, indica que 51,1% dos fumantes reconhecem que já tentaram parar de fumar.

A dificuldade se deve, segundo o psicólogo Yuri Busin, diretor do CASME (Centro de Atenção À Saúde Mental Equilíbrio), ao fato de fumar ser um vício químico e social. Ao mesmo tempo em que o tabaco e a nicotina do cigarro atuam no sistema nervoso, o próprio ato de fumar carrega um componente comportamental.

“O cigarro permite que o fumante tenha uns minutinhos para pensar em si, vai junto a happy hours e encerra refeições. É preciso um trabalho para entender que não é preciso fumar para ser feliz”, explica o psicólogo.

Leia também: Por que o cigarro é um inimigo do coração?

Por isso, quando sua amiga fumante disser que quer largar o cigarro, estenda a mão para ajudá-la: além de compreensão, ela precisará de companhia. É o que afirma a psicóloga clínica Aline Sardinha, terapeuta cognitivo-comportamental e doutora em saúde mental pela UFRJ: “Se existe um apoio social, passar por esse momento de grande mudança é mais tranquilo. Pode ser uma amiga, o namorado, a namorada, não importa. O que conta é saber que alguém tem interesse em incentivar.”

Com as dicas de Yuri e Aline, bolamos uma lista de atividades para você fazer com sua amiga que quer parar de fumar e ajudá-la a esquecer que o cigarro existe, mesmo que por algumas horinhas. Ela vai lhe agradecer!

(professor25/Thinkstock)

Caminhar no parque para não pensar em fumar

A natureza de um parque leva ar puro para os pulmões e inspira atitudes mais saudáveis – não dá para pensar em acender um cigarro com tantas árvores ao redor, né? Vocês ainda podem aproveitar para colocar o papo em dia sem atrapalhar trabalho ou estudo. Marque um horário todos os dias ou em um determinado dia da semana para vocês passearem no parque.

Mais suco, menos café ou bebida alcoólica

Quem fuma normalmente associa o cigarro ao chope, à taça de vinho ou ao cafezinho. Afaste sua amiga que quer ser ex-fumante disso! Hoje em dia tem casas de suco em tudo que é lugar, então aproveite para trocar o “vamos tomar um chope depois do trabalho?” por um saudável “vamos nos encontrar para tomar um suco?”. “Nesse momento, a pessoa precisa se distrair e não fazer nada que combine com fumo”, recomenda Aline.

Marque um cinema – lá não é permitido acender cigarro

Vocês ficam por dentro dos filmes que estão em cartaz, têm assunto para depois da sessão e fumar fica fora de cogitação, já que as salas de cinema são espaços em que os cigarros são rigorosamente proibidos.

(Jacob Ammentorp Lund/Thinkstock)

Façam um plano de academia juntas

Fazer qualquer ginástica quando se está acompanhada é mais produtivo, e vocês terão o apoio uma da outra para não deixar a preguiça falar mais alto na hora de sair para malhar. E academia é um lugar em que o foco é a saúde e ninguém consegue ou quer pensar em cigarros.

Monte uma agenda para ela se despedir do cigarro

Se ela puder ir se acostumando com a ideia de que não fumará mais, tudo ficará mais fácil. “É interessante se preparar emocionamente. Criar uma agenda de contagem regressiva para a despedida do cigarro ajuda a haver mais comprometimento com a decisão”, diz Yuri.

Em primeiro lugar, ajude sua amiga a escolher uma data para ela parar de fumar. É legal que seja um aniversário ou uma data significativa (início das férias, por exemplo). Quando faltar um mês para esse dia, peça para ela anotar quantos cigarros fuma por dia.

Uma semana antes, “confisque” metade dos cigarros dela. Se puder, confira todos os dias se o estoque não foi reposto.

Um dia antes, vá à casa dela e façam um “ritual de limpeza”: joguem fora todos os cinzeiros e, se houver algum com valor sentimental, fale para ela guardá-lo em um local de difícil acesso. Conversem sobre a decisão dela de parar de fumar.

No grande dia, dê a ela um “kit anti-cigarro”, com maçãs, peras, uma garrafa d’água e chicletes sem açúcar. Eles serão consumidos toda vez que ela tiver vontade de fumar. Se ela tiver decidido usar adesivos de nicotina, inclua uma caixinha nesse kit.

E saiba: você é uma amiga nota 10! 

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s