Como manter os dentes saudáveis

Quer um bom motivo para deixar os dentes à mostra? Mantê-los saudáveis é fácil! Basta reduzir o consumo de açúcar e caprichar na higiene usando os produtos certos. Saiba mais aqui

O cuidado com o sorriso previne até problemas cardíacos
Foto: Getty Images

Com a rotina atribulada, às vezes não dá tempo de escovar os dentes após as refeições, certo? Pois trate de fazer um esforço. Afinal, um sorriso saudável, além de reforçar a autoestima, previne até problemas cardíacos. “Escove os dentes ao menos depois do café da manhã e do almoço e antes de dormir”, aconselha o dentista Marcelo Fonseca (RJ). Usar só pasta e escova não basta – o fio dental é indispensável para evitar males como cárie e gengivite. O cirurgião-dentista Diego Rocha Vieira (PR) ensina os segredos de uma limpeza eficaz. “Movimente a escova da gengiva em direção à ponta dos dentes. Na sequência, escove a superfície deles e tire os restos de alimento com fio dental. A faxina também deve incluir a língua, as laterais e o céu da boca.” Quando a higienização é malfeita, há risco de ficar com dores, sensibilidade e placa bacteriana, favorecendo as cáries. Com o tempo, o acúmulo de placa também pode causar inflamações na gengiva, mau hálito e até a perda dos dentes. Veja dicas para ter uma boa saúde bucal (e vá ao dentista a cada seis meses).

Branquinhos!

Você pode clarear o sorriso com laser, na cadeira do dentista, mas saiba que os produtos à venda em farmácias e supermercados são boas opções. No entanto, antes de aderir à técnica, consulte um especialista para realizar um exame detalhado – sensibilidade nos dentes, inflamação na gengiva e até as cáries podem se agravar com o tratamento. Vale lembrar que as restaurações não mudam de cor. E os truques caseiros são contraindicados.

Caia de boca

Prefira alimentos que não provocam cáries e que favorecem a mastigação correta, como os vegetais crus. Os mais fibrosos (pera, maçã, laranja e cenoura) geram um maior atrito na superfície dos dentes, portanto ajudam a eliminar os restos de comida que ficam entre eles.

Doce engano

Refrigerante, chocolate e pão, só para citar alguns exemplos, são um prato cheio para as bactérias causadoras da cárie. Tanto a quantidade de açúcar e carboidrato ingerida quanto a frequência interferem no desenvolvimento da doença. Quando comer essas guloseimas, corra para escovar os dentes!

Proteja o sorriso do seu filho

O cuidado com os dentes da criança começa na gestação. A futura mamãe deve seguir uma dieta rica em sais minerais, cálcio e vitaminas A e D para que o bebê tenha uma dentição forte e saudável. Após o nascimento, higiene e alimentação adequadas ajudam a formar os dentes permanentes.

FITA OU FIO DENTAL

Eles exercem a mesma função. A fita costuma ser mais indicada para quem tem dentes muito próximos. Se você sofre de sensibilidade ou sangramento na gengiva, não deixe de usá-los, porque uma higiene benfeita previne esses problemas.

ESCOVA

Opte por uma macia, de haste longa e cabeça pequena. E não se esqueça de trocá-la a cada dois meses, pois as bactérias da boca permanecem ali. Guardá-la bem seca no armário a protege da contaminação dos “bichinhos” que habitam o banheiro.

GEL OU CREME DENTAL

A maioria contém flúor que, além de promover a remineralização do esmalte, combate as cáries. No entanto, existem pastas com funções mais específicas que dependem da indicação do dentista.

ENXAGUATÓRIO BUCAL

O uso do produto é opcional. Caso queira adotá-lo, opte sempre por uma fórmula livre de álcool.