Conheça a sua tosse

Esse cof cof pode apontar problemas mais sérios do que uma simples gripe

Tosse é sintoma. É preciso descobrir a
doença antes de ingerir qualquer
medicamento
Foto: Dreamstime

Todo ano, apenas em São Paulo, 1,5 milhão de pessoas agendam consultas por causa do mais comum sintoma respiratório: a tosse. Segundo dados da Sociedade Paulista de Medicina. No Brasil, 30% dos pacientes de pneumologistas buscam solução para esse incômodo.

“Não se trata de uma doença, mas de um indício que faz parte dos mecanismos de defesa do organismo. O aparelho respiratório reage quando bactérias, fungos ou poeira entram no pulmão”, explica Clystenes Soares Silva, professor do Departamento de Pneumologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Há dois tipos – ambos bem incômodos. A tosse produtiva, causada por bronquite, resfriado em estágio avançado e com presença de secreção, ou seca, resultado de problemas como otite (infecção no ouvido) ou resfriado e sem catarro.

Antes de mais nada, para combater o mal, os especialistas têm, primeiro, de identificar as causas – desde uma simples gripe até câncer de pulmão! Somente com o diagnóstico em mãos, o médico pode indicar o tratamento mais adequado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s