Conheça o ritual do sono que vai te ajudar a acabar com a insônia

Passar noites em claro acaba com a produtividade e o humor, engorda e pode levar à depressão. Veja como se livrar disso.

Se você não dorme ou tem dificuldade para dormir pelo menos três noites por semana pode estar sofrendo de insônia.
Foto: Getty Images

 

Ritual do sono

Ter uma rotina para dormir é o melhor negócio para garantir uma noite tranquila e reparadora. Veja o que fazer para ter sucesso noturno:

17h
Faça uma atividade física que lhe dê prazer. Pode ser musculação, caminhada, corrida ou qualquer outra. É que o exercício evita o sono picotado e estende as fases profundas do descanso noturno. Termine a atividade de quatro a cinco horas antes de ir para a cama, já que, ao se exercitar, você pode ficar mais agitada.
 

20h
Hora do jantar. Coma menos quantidade do que no almoço e escolha algo mais leve, para facilitar a digestão. Além disso, esqueça bebidas alcoólicas – que interferem na fase profunda do sono – ou à base de cafeína, que são estimulantes.

21h30
Um chazinho quente, como camomila, erva-cidreira ou hortelã, é uma boa para avisar o corpo que está na hora de desacelerar.

21h50
É hora de cessar os barulhos da casa. Desligue o computador, celular e televisão. O silêncio é bem-vindo para fazer o sono chegar.

22h
Vá para a cama. Enquanto o sono não vem, faça uma atividade relaxante, como ler um livro ou ouvir uma música suave num volume baixo. Deixe o quarto à meia-luz – a claridade faz com que o cérebro entenda que ainda é dia e precisa ficar em estado de alerta.

22h30/23h
Determine um horário-limite para dormir. É hora de fechar o livro, desligar o som e apagar as luzes. Boa noite!

 

Por que a insônia faz mal a você?


Diminui a produtividade
Quem não tem um sono reparador sofre as consequências no dia seguinte: a qualidade de vida fica prejudicada. Você sente fadiga, cansaço, sonolência, irritação e dor de cabeça. E tudo isso leva à baixa produtividade e falta de concentração.


Pode causar depressão
É que esse transtorno psíquico faz com que a pessoa durma mal. “Porém, existe o outro lado, quando é a insônia crônica que leva ao quadro de depressão“, alerta a médica Rosa Hasan, coordenadora do Laboratório do Sono do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.


Contribui para o aumento do peso
Não dormir direito ainda pode fazer subir o ponteiro da balança. É que quem fica mais tempo acordado acaba comendo mais, principalmente à noite. Além disso, segundo estudos, a falta de sono adequado mexe com o sistema endócrino (responsável por regular o metabolismo), fazendo com que a fome se acentue também durante o dia.