Conheça os sintomas e as causas do diabetes

Segundo a Organização Mundial da Saúde, existem 347 milhões de pessoas com diabetes planeta. Entenda melhor como esse sério problema afeta a saúde.

O consumo de doces por diabéticos é permitido, desde que submetido a rigoroso controle
Foto: Getty Images

Quando há açúcar vagando pela circulação, o organismo fica arrasado. É o diabetes. “Os sinais da doença são a sede exagerada e o cansaço, mas ela também provoca danos aos olhos e rins, além de amputações e infarto”, diz o médico Sergio Atala Dib, da Universidade Federal de São Paulo. O mal se dá por falhas na produção ou na ação da insulina – hormônio vindo do pâncreas que bota a glicose dentro das células, garantindo a energia necessária para o corpo.

Açúcar é proibido?

Até doces podem entrar na dieta do diabético. Mas a liberação só vale dentro de um rigoroso controle de glicemia. O teste é feito em um aparelho, o glicosímetro, com uma gota de sangue, e revela os níveis de açúcar. Daí, após a orientação do nutricionista, o brigadeiro poderá ser saboreado.


Tudo sob controle

A doença afeta a circulação e a oxigenação e esse processo resulta em lesões nas artérias e em hemorragias nos olhos, além de infecções. Mas o mal pode ser domado. Há desde a insulina sintética até dispositivos que lançam o hormônio de maneira contínua no organismo.


DIFERENÇAS ENTRE O TIPO 1 E O TIPO 2

1- Aparece mais na infância

Corresponde a 10% dos casos. Trata-se de uma doença autoimune. Isso significa que o organismo produz anticorpos para destruir as células produtoras de insulina. Daí ocorre a escassez desse hormônio, o que provoca o emagrecimento rápido, a indisposição e a fome além da conta.

2- Comum entre adultos

Esse tipo está ligado à obesidade. O excesso de peso e o exagero na comida obrigam o pâncreas a trabalhar muito para produzir insulina e, assim, ele se sobrecarrega. Daí vem a vontade intensa de urinar, o formigamento nos pés, a dificuldade de cicatrização e as alterações na visão.

Você sabia?

Um dos primeiros testes de diabetes foi feito com a ajuda de formigas. Elas foram atraídas pela urina doce de pacientes e isso chamou a atenção dos cientistas.

 

Conheça os sintomas e as causas do diabetes

Foto: Dreamstime