10 conselhos de especialista para quem quer parar de comer carne

Está pensando em mudar a alimentação, mas está cheia de dúvidas? Calma, a gente te ajuda!

Qualquer mudança radical requer cautela e, claro, acompanhamento médico. Para dar uma mãozinha para quem está cogitando parar de comer carne e aderir a um novo estilo de vida, conversamos com a Yasmin Gonzalez, nutricionista da All Clinik, do Rio de Janeiro. Ela esclareceu várias dúvidas sobre o assunto e, de quebra, deu várias dicas importantes sobre a dieta vegetariana. Vem ver!

1. Segundo a American Dietetic Association (ADA), uma dieta vegetariana bem planejada e orientada por um nutricionista pode ser saudável e até mesmo prevenir e tratar algumas doenças, como obesidade, doença arterial coronariana, hipertensão, diabetes mellitus e alguns tipos de câncer.

2. Por isso, dietas vegetarianas e veganas, se bem planejadas, são adequadas a todos os estágios do ciclo vital, inclusive o período da gravidez, da lactação, da infância e da adolescência.

3. Como é necessário em qualquer intervenção nutricional, antes de qualquer coisa, é essencial fazer um exame de sangue completo, para que possa ser detectado qualquer tipo de deficiência ou desequilíbrio nutricional.

4. Exames periódicos também são importantes. Quem adota a dieta vegetariana deve ficar mais atento às taxas de ferro, cálcio, vitamina B12 e vitamina D, por exemplo.

5. Sendo bem planejada, a dieta é capaz de fornecer todos os nutrientes necessários para um vida saudável. Assim, é importante manter uma alimentação bem variada, sem monotonia, para evitar carências nutricionais.

6. Cada pessoa possui suas individualidades bioquímicas e o corpo pode responder de forma diferente à retirada da carne. Ela pode optar em cortar totalmente ou parcialmente a carne, depende da ideia ou filosofia que está motivando a mudança de hábito. Como dito anteriormente, quando bem planejada, a dieta vegetariana não acarretará nenhum desequilíbrio nutricional, portanto, se optar em tirar de vez a carne do cardápio, não haverá problema algum, neste sentido. Porém, muitas pessoas iniciam a transição retirando inicialmente a carne vermelha e, posteriormente, frango e peixe, até que o organismo possa se acostumar. 

7. Alguns vegetarianos que não possuem orientação nutricional aumentam o consumo de carboidratos refinados, como massas, pães e bolos, por exemplo. Isso não é correto, pois são alimentos que não contribuem positivamente para a nossa saúde. Tendo em vista que a alimentação vegetariana já possui uma boa oferta de carboidratos, exagerar no consumo destes alimentos pode causar alterações nos exames bioquímicos e levar ao aumento de peso. Se a pessoa estiver com uma alimentação balanceada e equilibrada em nutrientes, ela não sentirá necessidade de “descontar” a ausência da carne comendo muitos alimentos hipercalóricos.

8. O objetivo da dieta vegetariana não é o emagrecimento. Pessoas que se tornam vegetarianas têm outras preocupações, como proteção aos animais, religião e/ou conscientização com o meio ambiente, visto que é uma alimentação mais sustentável.

9. Aliás, se for feita de maneira errada e sem orientação, a dieta vegetariana pode até levar ao ganho de peso, devido ao aumento do consumo de carboidratos, por exemplo. Porém, com um plano alimentar equilibrado em macro e micronutrientes, a pessoa pode até mesmo perder peso.

10. A alimentação vegetariana deve ser bem variada e equilibrada, baseada em verduras, legumes, frutas, leguminosas, cereais integrais, leite, ovos, sementes, oleaginosas e soja fermentada, como tofu e tempeh. Prefira sempre os alimentos integrais e sem açúcar refinado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s