Depressão: conheça os sintomas da doença

Quem sofre de depressão nem sempre percebe os sinais e os confunde com tristeza. Assim, acaba demorando para buscar ajuda

Siga o mdemulher no Instagram

Muita gente não aceita que tem problema e precisa de ajuda
Foto: Getty Images

Falta de ânimo, sentimento de vazio, vontade zero de se arrumar, de transar, de sorrir. Bem, garota, isso pode ser apenas uma fase ruim – ou, então, algo mais sério, como a depressão. Mas como saber? “Na depressão, o quadro é persistente e a pessoa está o tempo todo dessa forma. Mesmo que ganhe na loteria, não consegue se animar. É uma tristeza que toma toda a vida. A tristeza melhora com o tempo; na depressão, só piora”, explica o psiquiatra Sérgio Tamai, da Associação Brasileira de Psiquiatria. Segundo o especialista, um dos principais problemas é o preconceito. Algumas pessoas não aceitam que têm problemas psicológicos, já outras não conseguem perceber os sinais sozinhas. Por isso, o apoio da família e dos amigos é essencial. Ah, e se você ou alguém próximo está apresentando os sintomas a seguir, chegou a hora de correr atrás de ajuda, viu?

OS SINAIS DO PROBLEMA

Há dois sintomas-chave que apontam para a depressão:

Humor deprimido: é descrito pelo médico como “um sentimento profundo de tristeza, uma sensação de vazio e de desesperança”.

Anedonia: a pessoa para de sentir prazer nas coisas. Na depressão, esse sentimento se mantém por duas semanas ou em boa parte do tempo.

Além deles, a pessoa com depressão também pode apresentar alguns outros sinais, como:

– Sentir-se cansada o tempo todo

– Diminuição da libido, ou seja, da vontade de fazer sexo

– Sonolência ou insônia

– Autoestima baixa

– Sentimento forte de culpa

– Alteração do apetite (podendo perder ou ganhar peso)

– Irritabilidade, sobretudo em crianças e adolescentes