Dia Mundial do Combate ao Câncer do Colo de Útero: entre nessa luta!

Esse é um dos cânceres mais incidentes nas mulheres, mas dá para se prevenir contra ele.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer do colo de útero é o terceiro tumor maligno mais comum nas mulheres brasileiras. E por ter índices tão preocupantes, a doença virou uma das prioridades na agenda de saúde e ganhou um dia mundial de combate: 26 de março.

Para fugir deste problema, confira as dicas de prevenção:

  • Uma das grandes causas é a infecção pelo vírus HPV (papilomavirus humano), que provoca uma lesão no colo do útero que, se não for curada, pode levar ao câncer. Para evitar, basta tomar a vacina, disponível em toda rede pública, além de usar preservativo nas relações sexuais e estar em dia com o exame de papanicolau.
  • Vá ao ginecologista com regularidade e mantenha seus exames em dia. Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maiores serão as chances de cura.
  • Fique atenta aos sinais do corpo. A doença costuma ser silenciosa a em fase inicial, mas quando avança traz sangramento, secreção e dores abdominais. Se sentir que as coisas não vão bem, corra para o médico.
  • Vamos falar sobre o câncer! A informação é fundamental no controle de qualquer doença. Por isso, repasse essas informações e ajude no combate ao câncer do colo de útero.

☆ Descubra o significado de VÊNUS no seu Mapa Astral ☆