Diabetes: 5 novas formas de prevenir

Descubra como se prevenir hoje em dia do diabetes e veja como é possível ter uma vida sem limitações mesmo com a doença

Se puder evitar o consumo excessivo de doces, melhor! Afinal, perder peso reduz pela metade a chance de desenvolver diabetes
Foto: Dreamstime

Foi-se o tempo em que essa doença significava uma vida de limitações: veja como se proteger hoje em dia do diabetes e viva mais feliz.

Procure um grupo de apoio

Por quê?
Compartilhar com as pessoas suas vitórias na batalha contra a balança faz com que você emagreça até duas vezes mais rápido. Vale procurar a Meta Real, Vigilantes do Peso, CREEO, entre outros.

Como funciona?
Perder peso reduz pela metade a chance de desenvolver a doença. Vale até compartilhar suas conquistas com uma amiga por e-mail ou telefone, ou criar um blog para narrar dia a dia como está indo.

Faça faxina

Por quê?
Estudos comprovam que as mulheres em melhor forma são as que mantêm a casa limpa e organizada.

Como funciona?
Espanar, aspirar e esfregar ativam os músculos, ajudando o corpo a absorver o excesso de açúcar no sangue. A estratégia reduz em mais da metade o risco de manifestar diabetes.

Coma mais ovos, nozes e sementes

Por quê?
Esses alimentos são ricos em leucina, um aminoácido que não é produzido pelo nosso organismo.

Como funciona?
A leucina atua nos músculos do corpo e facilita a queima do excesso de açúcar na corrente sanguínea. Ainda diminui bastante a fome entre as refeições e os ataques à geladeira.

Aprenda a gostar de arroz integral

Por quê?
Duas xícaras por semana diminuem as chances de ser pega de surpresa pelo diabetes.

Como funciona?
Arroz integral contém fibras, que estabilizam o nível de açúcar no sangue, além de minerais, enquanto o branco só possui amido.

Escove os dentes sem pasta

Por quê?
Esfregar os dentes por um minuto sem colocar pasta nem água na escova remove bactérias e placas de forma mais eficaz, evitando gengivites.

Como funciona?
Os agentes responsáveis pela gengivite provocam a formação de proteínas que deixam o corpo resistente à insulina.Assim, as células deixam de absorver a glicose, favorecendo o diabetes.