Dicas para chegar saudável à menopausa

Confira 15 lições para cuidar do corpo e mente a partir dos 20 anos e garanta uma menopausa tranquila e saudável

Os sintomas de menopausasão hereditários
Foto: Dreamstime

A menopausa indica que um ciclo da vida da mulher terminou: o da procriação.

Com a queda na produção hormonal, por volta dos 50 anos, vários desconfortos podem surgir. Os principais sintomas dessa fase são ondas de calor, queda no desejo sexual, nervosismo, insônia e depressão. Só as mais sortudas chegam ao climatério sem sentir nada.

“Só 10% das mulheres não têm sintoma nenhum”, diz Eliana Nahas, ginecologista e professora da Universidade Federal de São Paulo.

De acordo com ela, as que mais sofrem são aquelas que não encaram o envelhecimento como algo natural.

Cuide-se a partir dos 20
Como não dá para prever os reflexos do climatério, o ideal é se cuidar o quanto antes. Ainda bem que é possível diminuir o incômodo quando a hora chegar.

A mulher que adquire hábitos saudáveis ao longo da vida tem menos sintomas. Descubra quais as atitudes que você deve tomar a partir dos 20 anos para atravessar essa fase com saúde.

Prepare-se desde já!

Se sua mãe e sua avó materna sofreram pouco com a menopausa, é provável que a sua vez também seja suave, já que a herança genética conta muito. Contudo, se começar a se preparar desde cedo, você diminui – e muito – o risco de ter problemas nesse período.

Dicas para chegar saudável à menopausa

Procure tomar 15 minutos diários de sol
Foto: Dreamstime

A partir dos 20 anos

Sol sem exageros
Os raios solares ajudam a fixar a vitamina D no corpo e previnem a osteoporose, comum na menopausa. O enfraquecimento dos ossos está vinculado à alteração hormonal que chega com a idade. Além disso, tomar sol na medida certa – em média, uns 15 minutos por dia – também evita rugas.

Um exercício para chamar de seu
Atividades físicas são importantes para manter o corpo saudável e garantir uma menopausa mais sossegada. Escolha um exercício que a agrade e pratique-o toda semana. E não precisa malhar na academia: vale até sair com o companheiro para dançar!

Coma bem
Evite ingerir com frequência alimentos gordurosos e coloque no prato mais frutas, verduras e legumes. Essa providência ajuda a chegar à velhice com mais saúde. Além disso, uma alimentação constantemente equilibrada abranda os sintomas mais comuns da menopausa.

Dicas para chegar saudável à menopausa

A partir dos 30 anos, não deixe de lado o leite, pois ele ajuda a deixar os ossos saudáveis
Foto: Dreamstime

A partir dos 30 anos

Beba bastante leite
Além de manter os ossos saudáveis, o cálcio auxilia no controle do peso das mulheres que já entraram na menopausa. Não gosta de leite? Tudo bem, pode comer queijo ou iogurte.

Controle o peso
A medida da sua cintura não deve ter mais de 80 cm.

Faça sexo seguro
Ter relações sexuais frequentes diminui as chances de a mulher ter estreitamento vaginal, ajuda a manter a lubrificação da vagina e conserva a força e a elasticidade da musculatura da região. Mas lembre-se de usar camisinha e ir ao ginecologista regularmente.

Tenha mais amigas da sua idade
Pesquisas mostram que manter um círculo de amigas íntimas protege as mulheres contra doenças relacionadas ao envelhecimento. Além disso, elas são ótimas para desabafar porque estão lidando com os mesmos problemas que você.

Dicas para chegar saudável à menopausa

Procure consumir sempre em alimentos saudáveis
Foto: Dreamstime

A partir dos 40 anos

Aceite a passagem do tempo sem drama
Entenda que a menopausa é um processo natural e aprenda a encará-la com serenidade. Envelhecer é um ato natural, inevitável e que traz a oportunidade de compartilhar suas experiências com os mais novos. Tudo isso faz de você uma mulher interessante!

Coloque soja no prato
Uma pesquisa brasileira comprovou que esse alimento combate calor, sudorese e pele seca.

Converse com seu ginecologista
Só ele poderá avaliar se você precisará fazer um tratamento de reposição hormonal.

Fique atenta a problemas cardíacos
Dez anos antes da menopausa, as mulheres começam a fabricar uma quantidade cada vez menor de hormônios. Eles funcionam como defesa natural contra doenças cardiovasculares. Se sua família tem histórico de infarto, procure um médico.

Dicas para chegar saudável à menopausa

Durante a menopausa, os olhos tendem a ficar mais sensíveis à luz. Procure um oftalmologista para que seja indicado um colírio especial
Foto: Dreamstime

Durante a menopausa

Mantenha-se ativa
Nessa fase, o corpo perde musculatura, fica mais flácido e frágil. Uma pesquisa austríaca mostrou que esses sintomas são atenuados com a prática de exercícios físicos.

Hidrate sua pele
A diminuição de estrogênio resseca a pele. Hidrate-se!

Atenção aos olhos
Com o tempo, você pode sentir que seus olhos ardem, coçam mais ou ficaram mais sensíveis à luz. Isso acontece porque o corpo produz menos lubrificação ocular. Um oftalmologista pode prescrever um colírio especial para atenuar esses sintomas desagradáveis.

Desacelere
Procure tomar sol, respirar ar puro, ter contato com a terra, passear em áreas arborizadas. Estar perto de lugares onde a natureza está preservada é uma atitude simples – e comprovada por pesquisas – para tranquilizar o corpo e afastar a ansiedade. Cultivar um jardim também vale!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s