Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Dicas para sair satisfeita da consulta médica

Confira 7 regras básicas de como agir no consultório para sair satisfeita da consulta médica e sem nenhuma dúvida sobre a saúde

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 17 jan 2020, 12h28 - Publicado em 13 set 2011, 21h00

O mais importante de uma consulta médica é não sair com nenhuma dúvida
Foto: Dreamstime

Para sair satisfeita de uma consulta médica, o ideal é saber o que perguntar e de que maneira. Confira então 7 regras básicas que vão ajudá-la a sair do consultório satisfeita e sem nenhuma dúvida sobre sua saúde.

1. Não queira bancar a médica

Você pode até consultar seus sintomas na internet, mas não chegue à consulta com um “diagnóstico”. Conte ao médico o que está sentindo e espere que ele a oriente. Quem costuma se autodiagnosticar acaba omitindo sintomas importantes na consulta.

2. Prepare-se para a consulta

Procure anotar o máximo de dados sobre o problema que você tem, quando notou os primeiros sintomas e se eles estão ligados a fatores externos. Seja honesta na conversa e não se esqueça de listar todos os remédios que você toma regularmente.

3. Leve seus exames mais recentes

Não precisa levar seu histórico médico completo, apenas os exames relacionados ao problema atual e que tenham, no máximo, um ano. Se o médico pedir resultados mais antigos, leve-os na próxima consulta.

Continua após a publicidade

4. Segure a ansiedade

Pode abrir seus exames antes do médico, mas não se desespere se vir algo estranho. “Os resultados podem ter importâncias diferentes dependendo do quadro clínico”, alerta o cardiologista Hélio Castello, diretor da clínica Angiocardio.

5. Não saia com dúvidas

Você tem que entender exatamente o que se passa em seu corpo, então, tire todas as dúvidas. O médico deve falar com calma e clareza e não tenha medo de perguntar. Se sentir que o especialista não quer muita conversa, procure outro.

6. Seja uma boa acompanhante

Se a consulta não for com você, deixe que o doente descreva os próprios sintomas (a menos que ele seja criança). Não fique interrompendo: após ouvir o relato, acrescente só os detalhes relevantes que ele possa ter esquecido.

7. Não peça receita por telefone

Um bom médico só vai receitar medicamentos após examinar você. Muitas vezes, por se estabelecer uma relação amistosa com o médico, tomamos a liberdade de pedir receitas para nossos parentes, mas isso é proibido por lei.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.