Energético espanta o cansaço, mas deve ser consumido moderadamente

Os energéticos dão um gás na prática de esportes e nas noites em claro - mas fuja deles se for beber álcool

Os energéticos costumam mascarar os efeitos do álcool
Foto: Getty Images

À base de cafeína e taurina, energéticos dão um pique extra ao organismo e diminuem a sensação de cansaço e sonolência. São ótimos para aqueles dias que parecem verdadeiras maratonas, dão uma ajudinha na academia (desde que ingeridos em pequenas doses) e acompanham suas noites em claro com o bonitão da vez.

A cafeína age diretamente no cérebro, inibindo a ação da adenosina, conhecida como hormônio do sono. Já a taurina, um aminoácido, estimula o metabolismo e aumenta a resistência física. Na receita dessas bebidas vão ainda vitaminas do complexo B, que ajudam a combater o cansaço.

Uma lata de energético equivale a uma xícara de café expresso, 2,5 xícaras de chá verde ou 600 ml de Coca-Cola. Quando consumidos em excesso, os energéticos podem desencadear reações bem desagradáveis, como queimação no estômago, taquicardia, náuseas e até diarreia. A dose diária recomendada por especialistas é de uma latinha por dia.

Estudo feito pela Universidade Federal Paulista (Unifesp) com 136 voluntários mostra que 76% das pessoas consultadas, com média de idade de 24 anos, misturam energéticos e bebidas alcoólicas. Mas fique esperta! Os energéticos aumentam a sensação de prazer proporcionada pelo álcool, mas mascaram o nível alcoólico real.

*Com informações da GLOSS

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s