Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Febre amarela: tudo que você precisa saber sobre a doença

Apenas o mosquito é capaz de transmiti-la (não precisa ter medo de macacos) e a vacina é a melhor prevenção; entenda mais

Por Raquel Drehmer
Atualizado em 17 jan 2020, 13h11 - Publicado em 30 out 2017, 22h13

 

A situação é preocupante. O Brasil vive o maior surto de febre amarela silvestre dos últimos anos, como informou o Ministério da Saúde. Os Estados em situação de emergência são São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais. Neste último, foram confirmadas 15 mortes decorrentes da doença desde dezembro do ano passado.

Diante dessas circunstâncias, é natural que qualquer pessoa se preocupe em relação à doença e aos riscos de pegá-la. Por isso, conversamos com os infectologistas Regia Damous, do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, e Jessé Reis, do laboratório Delboni, para tirar as dúvidas mais importantes sobre febre amarela.

Informe-se, esteja sempre com a vacinação em dia e fique tranquila.

Continua após a publicidade

O que é a febre amarela, de forma bem simples?

A febre amarela é uma doença infecciosa viral – ou seja, causada por vírus – da família dos arbovírus. Existem dois tipos: a silvestre e a urbana. O vírus é o mesmo, a única coisa que muda entre elas é o vetor de transmissão.

Como a febre amarela é transmitida?

Por picada de mosquito. No caso da febre amarela silvestre, que é a que ocorre no Brasil, os transmissores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. A febre amarela urbana, de que não se tem registros no país desde 1942, é transmitida pelo Aedes aegypti – sim, ele mesmo: o da dengue, do zika e do chikungunya.

(Photoplotnikov/ThinkStock)

É possível pegar febre amarela de macacos que tenham a doença?

Não. A febre amarela só é transmissível pela picada do mosquito. Na verdade, os macacos são nossos heróis no que diz respeito à doença. “Toda vez que um primata morre de febre amarela, significa que a população do entorno está em risco. Eles são um alerta”, diz Jessé.

Regia explica que “o ciclo envolve macacos e mosquitos, e o homem é um hospedeiro acidental”. Daí a recomendação para não circular onde o ciclo esteja acontecendo, como os parques fechados em SP. Ninguém quer levar uma picada e ser um dado estatístico acidental, não é verdade?

Uma pessoa infectada com febre amarela pode transmitir o vírus?

Também não. A febre amarela não é transmissível por contato humano. Só pela picada do mosquito mesmo.

Continua após a publicidade

Quais são os sintomas da febre amarela?

Os especialistas apontam febre, dor de cabeça, dor no corpo, cansaço, falta de apetite e náuseas como os principais. “É importante ressaltar que não é necessário acumular todos os sintomas”, alerta Regia. Jessé conta que em estágios mais avançados e não tratados da doença pode haver hemorragias e comprometimento do fígado, deixando pele e olhos amarelados.

Quanto tempo leva para os sintomas da febre amarela se manifestarem?

Varia muito de pessoa para pessoa, mas o vírus costuma ficar incubado por uma semana e depois disso manifestar seus sintomas.

Em quanto tempo a pessoa se cura da febre amarela?

Se for tratada logo, em uma semana a pessoa já estará curada. Por isso é importante procurar atendimento médico logo que notar os sintomas e avisar que esteve em área de risco.

Continua após a publicidade

Como é possível se prevenir contra a febre amarela?

Pela vacinação. A vacina é a forma mais segura e eficaz de evitar pegar febre amarela.

Todas as pessoas podem tomar a vacina contra febre amarela?

Quase todas. Gestantes, lactantes e pessoas imunodeprimidas (soropositivas, em tratamento de quimioterapia ou radioterapia ou com altas doses de corticóides) não devem tomar a vacina contra febre amarela. Para quem tem mais de 60 anos de idade, a recomendação é que só tome a vacina se estiver em área com contaminação ativa ou se for viajar para alguma área de risco – e, mesmo assim, apenas com autorização médica.

Em resumo: a vacina é liberada sem restrições para pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos que não sejam gestantes, lactantes ou imunodeprimidas.

Continua após a publicidade
Gestantes não devem tomar vacina contra febre amarela (NataliaDeriabina/ThinkStock)

Como a pessoa que não pode tomar a vacina pode se proteger contra a febre amarela?

Usando repelentes autorizados pelo médico que as acompanhe e roupas que cubram a maior parte de corpo. Também é sensato que estas pessoas evitem ficar em regiões de risco de contaminação ou viajar para elas.

Dizem que a vacina contra febre amarela dá reações fortes. É verdade?

Depende da pessoa. Algumas não apresentam reação nenhuma, outras sentem desconfortos. “Dores no corpo, de cabeca e febre podem afetar até 5% dos imunizados”, afirma Regia. Isso ocorre, segundo Jessé, porque se trata de uma vacina de vírus vivo atenuado. “Mas é uma vacina extremamente segura, dada desde os anos 1930”, reforça o médico.

Continua após a publicidade

De quanto em quanto tempo é preciso tomar a vacina contra febre amarela?

A vacina contra febre amarela é de dose única, ou seja, você só precisa tomá-la uma vez na vida para estar protegida para sempre. Portanto, se você já a tomou, mesmo que faça muito tempo, não precisa se preocupar nem um pouquinho com surtos da doença.

“Em um momento de chamada para vacinação coletiva, como agora, quem já é imunizado pode ficar tranquilo e não tomar o lugar de quem realmente precisa da vacina, por nunca tê-la tomado”, orienta Jessé.

Quanto tempo leva para a vacina contra febre amarela fazer efeito?

Dez dias.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.