Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo gel contraceptivo masculino será testado em abril deste ano

Chamado de NestoroneGel, o produto é capaz de bloquear temporariamente a produção de esperma no corpo humano.

Por Ketlyn Araujo
Atualizado em 17 jan 2020, 10h45 - Publicado em 2 jan 2018, 13h32

400 casais heterossexuais de países como Estados Unidos, Itália, Grã-Bretanha, Chile, Suécia e Quênia começarão a usar, a partir de abril, o NestoroneGel – mais novo contraceptivo masculino. As informações são do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano (Nichd), dos Estados Unidos, responsável por desenvolver o produto – um híbrido de dois hormônios sintéticos (progestagênio e testosterona), que bloqueia a produção de esperma masculino no corpo.

Funciona assim: o progestagênio não deixa que os testículos produzam a quantidade de testosterona natural, suficiente para atingir os níveis considerados normais de esperma. Enquanto isso, a testosterona sintética serve para contrastar o equilíbro hormonal, sem que novos espermatozoides sejam produzidos.

Os testes, que vão durar aproximadamente quatro anos, envolvem um procedimento simples, mas que exige certa disciplina. Os homens deverão aplicar o produto nos braços e nas costas, todos os dias, por pelo menos quatro meses, a princípio. Durante o processo inicial, as parceiras também devem lançar mão de algum outro método contraceptivo. Nesse período, os pesquisadores do Nichd vão monitorar os níveis de espermatozoide nos corpos dos homens – para prevenir de maneira eficaz a gravidez, os números devem baixar a menos de um milhão por mililitro.

Se os índices estiverem baixos o suficiente, a metodologia muda e o gel por si só começará a ser usado durante um ano todo. Segundo o instituto, o produto seria capaz de suprimir os níveis de esperma no corpo por cerca de 72 horas.

Continua após a publicidade

Apesar de rumores sobre a chegada do anticoncepcional masculino no mercado, hoje apenas a vasectomia e o preservativo masculino estão disponíveis como métodos de contracepção para os homens enquanto que, para as mulheres, há uma infinidade de opções.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.