Guia prático da saúde: como levar uma vida mais saudável sem mudar muito a rotina

Esta reportagem é para quem não tem aquela disposição na hora de cuidar da saúde, mas sente que está na hora de começar a fazer algo por ela.

Para ter uma vida mais saudável, inclua frutas e verduras na alimentação. Eles previnem uma série de problemas.
Foto: Getty Images

 

Atividade física
Exercícios moderados são capazes de prevenir doenças cardiovasculares e aquelas relacionadas à obesidade, como diabetes e hipertensão. Além disso, malhar melhora o humor e a disposição. Os médicos recomendam praticar algum tipo de atividade física pelo menos cinco vezes por semana, durante 30 minutos por dia.

Mas se isso não for possível você pode:

· Descer do ônibus um ponto antes.
· Estacionar o carro um pouco mais longe.
· Dispensar o elevador se vai subir ou descer um ou dois andares.
· Brincar com os filhos. Pular, correr, jogar bola, andar de bicicleta são atividades que gastam muitas calorias.


Alimentação
Uma dieta equilibrada é fundamental para a manutenção da nossa saúde. Frutas, legumes e verduras aumentam a imunidade, deixando o organismo mais forte para se defender de vírus, bactérias e micro-organismos causadores de doenças. Estudos recentes passaram a recomendar sete porções diárias de frutas, legumes e vegetais. Se isso lhe parecer impossível, fique com cinco porções.

Para atingir a meta, aposte em:

· Frutas que sejam fáceis de carregar, como banana e maçã.
· Frutas e hortaliças da estação, que são mais baratas e fáceis de encontrar.
· Cozinhar verduras e legumes misturados com o arroz ou a carne. Eles dão mais cor e sabor aos pratos, aumentam o teor de fibras e nutrientes.


Hidratação
É obrigatório manter o corpo hidratado, pois só assim o organismo fica preparado para desempenhar todas as suas funções. A água também é importante para prevenir problemas como pedra nos rins e prisão de ventre. Segundo os especialistas, a recomendação geral é beber pelo menos 2 litros de água por dia.

Mas de acordo com o médico Fábio Cardoso, especializado em medicina preventiva, deve-se levar em consideração também o peso da pessoa. O correto são 30 ml de água por kg. Para uma pessoa de 50 kg, por exemplo, a quantidade diária recomendável é de 1.500 ml, ou seja, 1,5 litro de água.

Por isso, procure:

· Ter sempre uma garrafinha cheia.
· Criar o hábito de beber um copo de água ao se deitar e outro ao acordar. Isso já ‘queima’ uns 500 ml por dia.
· Lembrar-se de que sopas, caldos, molhos, além de frutas e hortaliças, ajudam a ‘fechar a conta’ do dia. Mas são líquidos calóricos. Não exagere, ok?


Dormir bem
Uma boa noite de sono revigora, dá disposição, aumenta a imunidade e até emagrece. Dormir bem também melhora a memória e o raciocínio, pois quando estamos em repouso todo o nosso sistema nervoso central se restaura. Existe uma convenção mundial entre médicos que sugere que as pessoas não devem dormir menos de 8 horas por noite.

Assim, para ter um sono de qualidade, tente:

· Dormir em local fresco, escuro e silencioso.
· Evitar fazer algo muito estimulante até 2 horas antes de deitar
· Fazer refeições leves à noite. A má digestão pode atrapalhar o sono.
· Se der, tirar uma soneca durante o dia, de 20 a 30 minutos. Isso reduz a necessidade de muitas horas de sono à noite.

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