Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Higiene íntima: tire suas dúvidas

Ginecologistas ensinam como se proteger de doenças e infecções com uma higiene íntima adequada

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 25 abr 2023, 13h08 - Publicado em 19 out 2009, 21h00

Proteja a sua intimidade e evite infecções!
Foto: Getty Images

A higiene adequada pode prevenir doenças?

Sim, pode evitar corrimento, irritações e até infecção urinária. Uma boa higiene não se limita a banhos diários: “Seque bem a vagina, use calcinhas de algodão e não vista calças justas com frequência”, diz o ginecologista Wagner José Gonçalves. Lembre-se: mau cheiro nem sempre é sinal de falta de limpeza. O odor indica que a flora vaginal está desequilibrada ou que há uma bactéria contraída no ato sexual. Nesse caso, é preciso ir a um especialista!

Utilizar ducha higiênica faz mal?

A ducha vaginal interna é contraindicada porque pode “lavar” a flora vaginal normal, substituindo-a por microorganismos causadores de doenças.

Posso usar o protetor diário sempre?

Não. Ele é indicado apenas para dias em que o fluxo menstrual está fraco. “Usá-lo sempre abafa a vagina, o que facilita o aparecimento de infecções”, afirma o ginecologista Oscar Barbosa Duarte Filho. Se sente que precisa de um porque tem corrimento, sinal de que a saúde não vai bem – visite um médico. Agora, o absorvente interno ou externo deve ser trocado cerca de quatro vezes por dia, dependendo do seu fluxo.

Como cuidar da calcinha?

Deve-se sempre lavar bem a peça (especialmente se for recém-comprada) com sabonete neutro. Evite amaciantes, deixe secar bem – de preferência ao sol – e, se possível, passe com ferro. Em hipótese alguma empreste a calcinha.

Continua após a publicidade

Qual o melhor tipo de sabonete?

Depende do caso. “Sabonete neutro à base de glicerina é ideal para mulheres sem secreção”, diz o ginecologista Rogério Bonassi. Mas se você usa calça apertada e calcinha que não é de algodão, tem mais chances de ter problemas. “O sabonete íntimo é bem-vindo em casos de irritação. Mas vá ao médico para saber a causa”, afirma Wagner José Gonçalves. Para encontrar o melhor sabonete, faça o teste, já que “todos podem dar alergia, de acordo com a sensibilidade de cada um”, diz a ginecologista Maria Eugênia Caetano, gerente médica da Dermacyd.

O papel higiênico perfumado causa alergia na região?

Possivelmente, já que a vagina é delicada, e substâncias como corantes e perfumes podem atacar a região.

Não devo depilar a parte inferior da vagina?

A depilação normalmente não traz problemas. Mas os pelos são uma barreira de proteção natural do corpo – e tirá-los facilita a entrada de bactérias (até mesmo as do ânus). Além disso, eles podem encravar e aí sim causar uma infecção. É importante tomar cuidado na escolha do local onde fará a depilação e checar se os produtos são descartáveis.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.