Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mostrar histórico de vacinas poderá ser obrigatório em escolas e empresas

Ministro da Saúde comenta sobre os projetos que têm como objetivo aumentar as taxas de imunização no Brasil.

Por Nathalia Giannetti
Atualizado em 15 jan 2020, 21h39 - Publicado em 25 mar 2019, 11h17

Na última semana, foi anunciado que o Brasil não terá mais o certificado de país livre do sarampo, tudo por causa da queda da vacinação no país. Para reverter esse quadro, o Ministério da Saúde busca implantar uma série de novas medidas que incentivam a vacinação.

O objetivo do governo é deixar as taxas de imunização acima de 95%, aumentando cerca de 15 pontos percentuais. Entre as ações está a organização de um projeto de lei que irá tonar obrigatória a apresentação de carteirinha de vacinação ao matricular uma criança na escola.

A ideia é dar um prazo para a atualização da carteira de vacinação, mas se os pais não o cumprirem, o Conselho Tutelar poderá ser acionado. A matrícula em si não será vetada, mas, como afirmou o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em entrevista à Folha de S.Paulo, é importante “lembrar que os não vacinados trazem para dentro da escola um risco coletivo”.

Continua após a publicidade

Outra medida que está sendo estudada pelo Ministério é a obrigatoriedade da cobrança, por parte de empresas, do status vacinal de todos os seus funcionários, independentemente da área de trabalho e periculosidade da função. 

“Não é uma coisa restritiva. Os médicos podem solicitar o histórico de vacinas e, se não tiver atualizado, orientar e trabalhar pra isso”, afirma Mandetta. Então, assim como no caso do ingresso em escolas, a norma pretende incentivar a imunização dos brasileiros e não promoverá limitações.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.