Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

O que dizer e não dizer a alguém com câncer

Veja alguns comentários que nenhum sobrevivente da doença quer ouvir

Por Rachael Yahne (colaboradora)
Atualizado em 14 jan 2020, 20h43 - Publicado em 12 fev 2015, 13h55

Para quem recebeu um diagnóstico de câncer, o combate à doença ou o fato de ter sobrevivido a ela sem dúvida é uma parte muito importante de nossa identidade. Mas não somos apenas sobreviventes e nada mais. Somos humanos. Temos sentimentos. Infelizmente, quando chega a hora de ter aquela conversa íntima e às vezes incômoda que começa com “Tenho/tive câncer”, as reações podem ser várias. A maior parte do feedback será positivo e de apoio, mas alguns de nós, que não medimos as palavras, talvez tenhamos reações que magoam. Talvez seja porque essa conversa pode ser tão incômoda ou talvez porque você mesmo já encarou essa batalha, mas pode ser difícil saber o que dizer. Veja alguns comentários com os quais topei nos dez anos passados desde que tive câncer, comentários que eu garanto que nenhum sobrevivente da doença quer ouvir.

“Sinto muitíssimo”

As pessoas que enfrentam um câncer não precisam de pena. Todos nós desejamos que não tivesse acontecido, mas o fato de o câncer acontecer não é algo que possamos mudar ou controlar agora. O que podemos controlar é nossa atitude diante dele. O câncer não é algo a se lamentar -é uma ocasião para reagir com espírito de luta. Diga que você está conosco, que está lutando conosco. Diga que você acredita na nossa capacidade de superar o câncer, emocional e fisicamente. Diga que tem orgulho de nós, mas jamais diga que sente pena de nós.

“Você não poderia ter feito alguma coisa para prevenir a doença?”

Continua após a publicidade

Por mais absurdo possa soar, mais de uma pessoa já me disse que se eu tivesse me alimentado melhor, ser tivesse feito uma alimentação mais pura ou sem conservantes, talvez não tivesse contraído o câncer. Já me disseram que se eu tivesse orado mais, o câncer não teria acontecido. Talvez você ache essas razões totalmente válidas, mas elas não me ajudam em nada. Guarde suas opiniões para você e mantenha o tom positivo da conversa.

“Se tivesse acontecido comigo, eu não teria feito isso, aquilo ou aquilo outro”

Esse comentário tem dois aspectos: o primeiro é que as pessoas muitas vezes gostam de contar aos outros o que fariam se tivessem apenas um mês de vida pela frente. Elas gostam de fantasiar com as aventuras que teriam ousado viver e os lugares que teriam desejado conhecer. Adoro esse tipo de conversa, mas pergunto: “Então por que você não está partindo para essas aventuras todas?”

Continua após a publicidade

O segundo aspecto não é tão inspirador. O reverso da moeda são as pessoas que lhe dizem que não teriam escolhido o tratamento que você está seguindo ou teriam optado por nem sequer fazer quimioterapia. Essa reação não parece interessante – parece um insulto. Parece que você está criticando minhas opções pessoais, aquelas que mudaram e salvaram minha vida. A quimioterapia geralmente é uma equação de vida ou morte, não uma questão de opinião. Esse é mais um caso em que teria sido muito mais diplomático ficar calado.

Veja algumas frases e perguntas que as pessoas que combatem um câncer adorariam ouvir com mais frequência e que vão ajudar a levar a conversa da tristeza para o triunfo e a celebração.

“O que você aprendeu com a experiência?”

Nos últimos dez anos de remissão, posso contar nos dedos de uma mão o número de vezes que me perguntaram o que eu aprendi com o câncer. Mas é sem dúvida esse aspecto do combate ao câncer que me dá mais orgulho e que eu mais gosto de compartilhar, coisa que faço no meu blog HerAfter.com. O câncer lhe ensina sobre você mesmo, seus pontos fortes e fracos, seus sonhos, seus medos. Ele lhe revela toda a beleza da vida e transforma profundamente a relação que você tem com o momento presente. Ainda ouço com mais frequência a frase “eu queria que isso não tivesse acontecido com você”, mas minha resposta sempre é “sim, mas eu não quereria por nada abrir mão do que o câncer me ensinou”. Portanto, pergunte a nós! A gente adora compartilhar.

“Qual é sua relação com o câncer hoje?”

Essa pergunta vai revelar como vemos nosso diagnóstico hoje e até que ponto ele é uma parte importante de nossas vidas. Poderemos lhe dizer se temos orgulho dele, se temos raiva ou se não queremos falar disso depois desta conversa. Poderemos lhe contar as maneiras em que estamos ajudando outras pessoas que combatem a doença e como você poderia ajudar nossos esforços. E será nossa oportunidade de lhe dizer que ainda estamos combatendo o câncer de alguma maneira e como isso pode afetar nosso cotidiano (logo, como você pode respeitar nossas necessidades).

Continua após a publicidade

“Você é linda”

Qualquer feedback que você queira compartilhar, quer seja para dizer que gosta do nosso cabelo novo (ou de nossa falta de cabelo!) ou que acha a história inspiradora, conte-nos. É altamente animador ouvir que nossa luta e tudo pelo que passamos ajudaram a mudar a perspectiva de outra pessoa também.

“Fico tão feliz por você ter encarado essa batalha”

Fique feliz por nós! Fique feliz conosco! Conte-nos que está orgulhoso e feliz porque nós ficamos firmes e não deixamos o câncer nos derrotar! Essa é a maior vitória de todas.

Pode ser incrivelmente difícil se abrir com alguém e falar sobre a batalha contra o câncer, quer esteja acontecendo agora, quer tenha acontecido anos atrás. Se você tiver a oportunidade de ter essa conversa com alguém que enfrenta o câncer, a melhor coisa que pode fazer, sempre, é estar presente. Este momento e todos os outros não foram prometidos a nenhum de nós; quem sobreviveu ao câncer sabe disso melhor que ninguém. Esta conversa entre nós poderia não ter acontecido, mas lutamos arduamente para estarmos aqui. Curta o momento, viva-o conosco, esteja presente.

Ficar desperto e consciente do momento, aqui e agora conosco e com todo o mundo que você ama, é o maior presente que você pode dar.

Continua após a publicidade

Matéria publicada em Brasil Post.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.