Os alimentos que protegem a saúde da mulher

Com algumas mudanças nos hábitos alimentares, você pode aumentar sua imunidade

As melhores armas para afastar uma série de doenças que atingem as mulheres não estão na farmácia. Estão na feira e no supermercado! A ciência comprova: vários alimentos fortalecem o corpo contra infecções, mantêm o coração saudável e até ajudam a evitar o desenvolvimento de alguns tumores. A nutricionista Juliana Rossi Di Croce, da Clínica Equilíbrio Nutricional, nos ajudou a elaborar uma lista que traz o quanto você deve consumir por dia de cada um desses aliados para prevenir diversos males. Confira e pense neles na hora de elaborar o cardápio!

Contra doenças cardiovasculares

  • Sementes (3 nozes, 6 castanhas, 12 amêndoas)
  • 2 col. (sopa) de azeite de oliva ou óleo de linhaça
  • 4 col. (sopa) de cereais integrais

São fontes de gorduras insaturadas, que ajudam a diminuir o acúmulo de placas e de gorduras nas artérias

  • 200 ml de suco de uva ou 1 taça de vinho tinto: são fontes de resveratrol, substância que previne a formação de placas de gordura lipídicas no coração, ajuda a diminuir o colesterol e melhora a circulação.

Livre do câncer de mama

  • 100 g de frutas vermelhas (uva, morango, cereja): são ricas em polifenóis, que inibem o crescimento tumoral.
  • 3 xícaras (chá) de chá verde: a bebida tem catequinas e polifenóis e ajuda a evitar o desenvolvimento de células cancerígenas.
  • 2 cenouras + 2 pratos (sobremesa) de vegetais verde-escuros: fontes de magnésio, carotenóides e fibras, que previnem a proliferação de tumores.
  • 1 col. (sopa) de linhaça ou 2 col. (sopa) de azeite: fontes de ômega 3, bom anti-inflamatório.

Sem cistite (infecção urinária)

  • 1 copo (200 ml) de suco de cranberry: a frutinha, antioxidante, afasta o risco de infecções urinárias.
  • 1 iogurte natural: cheio de probióticos, mantém a flora intestinal equilibrada. Iogurte fortalece os ossos. Prefira o desnatado.
  • 1 fruta cítrica (laranja, mexerica, limão)

Esses alimentos fornecem boas quantidades de vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, deixando o organismo menos vulnerável a infecções

 Afaste a osteoporose 

  • 2 copos de leite de soja ou 3 fatias de queijo branco ou 12 amêndoas ou 1 col. (sopa) de gergelim ou 2 unidades de iogurte natural: boas fontes de cálcio e vitamina D, fundamentais para a manutenção do tecido ósseo. 
  • 1 porção de carne magra ou 1 ovo ou 5 nozes ou 1 castanha-do-pará ou 1 prato (sobremesa) de vegetais verde-escuros: têm outros minerais envolvidos na formação dos ossos, como magnésio e fósforo.
  • 3 sardinhas: o peixe é rico em cálcio e vitamina D.
  • 3 col. (sopa) de soja: a oleaginosa é rica em isoflavona, substância semelhante ao hormônio estrógeno. Ajuda os ossos a absorver os minerais.

Prevenção contra depressão
Foto: MdeMulher Foto: MdeMulher

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  • 2 bananas ou 3 col. (sopa) de abacate: fontes de B6 e magnésio, que estimulam a produção de serotonina, substância ligada ao bem-estar.
  • 30 g de chocolate amargo: fonte de triptofano, que ajuda no combate à depressão.
  • 1 posta de peixe: rico em ômega 4, que melhora a saúde neurológica.
  • 3 castanhas-do-pará ou 5 nozes ou 10 amêndoas: ajudam a reduzir sintomas da depressão e diminuir a ansiedade e o estresse.
  • 1 fatia de melancia ou mamão ou 1 tangerina ou 1 limão: essas frutas são ricas em triptofano, aminoácido que ajuda na produção de serotonina e é conhecido como agente do bom humor.
  • Frutas, ricas em vitaminas, melhoram as defesas do corpo

Candidíase

  • 2 col. (sopa) de óleo de coco ou de óleo de orégano: contêm ácido láurico, poderoso antioxidante.
  • Alho à vontade: é um antifúngico e antimicrobiano natural.
  • Alecrim à vontade: também é antimicrobiano.

Foto: MdeMulher Foto: MdeMulher

Foto: MdeMulher (/)

Infertilidade

  • 3 nozes: têm vitamina E, que fortalece as paredes do útero.
  • 60 gramas de inhame: contêm fitoestrógenos, que atuam como hormônios femininos.

Mioma

  • 3 unidades de sardinha ou 2 gemas ou 1 filé de salmão: têm boas doses de vitamina D. Estudos recentes comprovam que níveis adequados desse nutriente diminuem os riscos de formação de miomas uterinos. Tomar de 10 a 15 minutos de sol por dia é importante para garantir o aporte necessário de vitamina D.
  • Nozes são ótimas aliadas de quem quer engravidar.

Prisão de ventre

  • 4 unidades de ameixa preta ou 1 col. (sopa) de linhaça ou 2 col. (sopa) de farelo de trigo: todos são fontes de fibras e ajudam a regular o intestino.
  • 1 beterraba: além de fibras, contém magnésio, que auxilia o intestino a funcionar bem.
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