Redução de estômago: vantagens e desvantagens da cirurgia em adolescentes

Tudo o que você precisa saber antes de autorizar a cirurgia de redução de estômago de seu filho

A cirurgia só é indicada depois que o jovem faz duas tentativas de perder peso sem sucesso
Foto: Getty Images

Muitos famosos, como o apresentador Faustão, têm emagrecido graças a uma operação de redução de estômago, conhecida como cirurgia bariátrica. Sabia que, no Brasil, um em cada 20 desses procedimentos é feito em menores de 20 anos?

Segundo Maurício Castro Lima, herbiatra (médico de adolescentes) e psicólogo do Instituto da Criança da Universidade de São Paulo, a cirurgia não deve ser a primeira opção para obter um corpo enxuto. “O adolescente de hoje quer tudo na hora. E o processo para perder peso mais saudável, com dieta e exercícios, é mais demorado, porém menos invasivo”, alerta.

O gastroclínico Marçal Rossi tira as suas dúvidas

Qualquer adolescente pode fazer uma cirurgia de redução de estômago?
Não. Muitos casos de obesidade são resolvidos com reeducação alimentar, prática de exercícios físicos e acompanhamento psicológico. A operação só é indicada após duas tentativas por estes meios. Ou em adolescentes que, além de obesidade mórbida, sofram com as chamadas doenças associadas, como diabetes e hipertensão.

Adolescentes de qualquer idade podem operar?
Acima dos 16 anos é preciso autorização dos pais. Para menores de 16, o caso é analisado por uma junta médica e são necessários mais documentos, como um aval do Conselho de Medicina. Em ambos os casos os riscos são parecidos.

Jovens se recuperam bem da cirurgia?
O procedimento é bastante seguro. Os pacientes adolescentes costumam evoluir muito bem, além de ter sua autoestima elevada. Contudo, é preciso um bom acompanhamento no pós-operatório para que o jovem não caia em tentação e volte a comer no mesmo ritmo que antes – o que pode ser fatal.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s