Roacutan, antibióticos, sabonetes bactericidas e outros tratamentos para um rosto lisinho e livre de marcas

Como evitar que a acne de hoje se transforme em manchas definitivas no futuro

A atriz Deborah Secco tinha acne em 
estágio intermediário na adolescência. 
Fez tratamento e hoje tem a pele linda!
Foto: Rafael Campos

Imagine o rosto da Deborah Secco. Lindo, não? Agora, pense nele cheio de cicatrizes de acne. Pois é assim que a atriz poderia ter ficado se não tivesse se submetido a um tratamento dermatológico sério. “A Deborah começou a tratar a acne aos 18 anos. Na época, receitei antibiótico, pois a acne dela era de grau intermediário”, revela Karla Assed, dermatologista da musa.

O tormento costuma se manifestar durante a adolescência. A sorte de Deborah, hoje com 28 anos, foi ter seguido as recomendações médicas a tempo de impedir que as erupções deixassem cicatrizes profundas. “Se não for tratada, a acne deixa depressões na pele e manchas”, esclarece a dermatologista Solange Villagra, da Visage, de São Paulo. “A acne é classificada conforme a quantidade e o tamanho das lesões. Para cada caso, há uma maneira de tratar”, assegura Solange.

Para a acne severa, a droga que costuma ser mais eficaz é a isotretinoína, cujo nome comercial mais conhecido é Roacutan. Trata-se de um remédio que pode provocar efeitos colaterais sérios e também causar malformação no feto se ocorrer uma gravidez durante o tratamento. 

Confira essa e outras alternativas que podem salvar a pele do seu filho adolescente.

Como dar um nocaute na espinha?

Não importa quão grave seja a acne do adolescente, ela pode – e deve – ser tratada. As terapias variam conforme o grau da doença e as particularidades de cada paciente. De modo geral, se dividem em três tipos:

1 Acne Leve
Nesses casos, ela pode ser combatida com o uso de sabonetes bactericidas, sessões de limpeza de pele e aplicação de gel ou loções próprias.

2 Estágio intermediário
Para esse tipo de acne, que era o caso de Deborah Secco, os dermatologistas costumam indicar também o uso de antibióticos. Esse tipo de medicamento combate a infecção que se instala na pele.

3 Acne severa
Nesses casos, entre os graus III e V, os tratamentos com sabonetes e antibióticos podem não surtir o efeito esperado. Por isso, é necessário usar a isotretinoína. São comprimidos vendidos nas versões de 10 ou 20 miligramas, encontrados na versão genérica do medicamento ou com alguns nomes comerciais, como o Roacutan. A droga age de maneira a diminuir a produção de sebo pela pele.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s