Saiba como aproveitar ao máximo os nutrientes dos alimentos

Conheça as misturas alimentares benéficas e aquelas que são prejudiciais à absorção de nutrientes

Laranja ajuda a digerir as proteínas 
da feijoada
Foto: Dreamstime

Quando ingeridos juntos, alguns alimentos têm seus efeitos potencializados. Esse é o caso, por exemplo, das brasileiríssimas combinações de arroz com feijão e de feijoada com laranja.

Porém, algumas misturas competem entre si, como queijo com presunto e café com leite. Nesses casos, um interfere na absorção do outro durante a digestão.

Daniela Jobst, nutricionista da Clínica NutriJobst, de São Paulo, apresenta, a seguir, casamentos perfeitos de comidas e junções em que a química entre elas não tem nada de atraente.

Feitos um para o outro

Feijoada com laranja
A fruta ajuda na digestão da feijoada. Como é ácida, a laranja diminui o Ph (índice de acidez) do estômago, favorece a quebra dos alimentos em partículas e facilita a anexação de nutrientes.

Azeite com orégano ou manjericão
Macarronada, lasanha, nhoque… Não importa a massa, ela pede um molho apetitoso. Nesse caso, nada melhor que azeite com ervas, pois, na gordura, elas liberam mais seus princípios ativos. Ou seja, as características estimulantes das funções gástricas do orégano serão realçadas, assim como as propriedades calmantes e diuréticas do manjericão.

Churrasco com brócolis
O carvão da churrasqueira libera toxinas que formam aquela casquinha torrada da carne. O brócolis possui um antioxidante que potencializa a excreção dessas substâncias tóxicas pelo fígado.

Arroz com feijão
Ricos em aminoácidos, formam proteínas importantes para o bom funcionamento do organismo. Os minerais e vitaminas contidos nessa combinação ajudam no equilíbrio metabólico e intestinal. Quer melhorar o efeito? Substitua o arroz tradicional pelo integral, que possui mais fibras. 

Opostos que não se atraem

Café com leite
Poderosa fonte de ferro, vitamina C e cálcio, o leite perde suas propriedades quando misturado com café. A cafeína dificulta a absorção desses três nutrientes. Opte por uma das duas bebidas.

Queijo e presunto
Eles parecem nascidos um para o outro, porém, não existe tanta harmonia nessa dupla. O ferro do presunto competirá com o cálcio do queijo durante a fase de absorção pelo intestino. Assim, é bem possível que boa parte dos nutrientes de um dos dois alimentos não seja aproveitada pelo organismo.

Café ou chá verde após as refeições
O famoso cafezinho ou mesmo aquela xícara de chá verde depois do almoço ou jantar é sagrado para muita gente. Mas ambas opções são ricas em cafeína, que prejudica a assimilação de ferro e de vitamina C. Antes de beber, espere duas horas. 

Beber e comer
Ingerir líquido e comer ao mesmo tempo diminui a concentração do ácido gástrico, responsável pela quebra dos alimentos. Isso atrapalha a digestão e reduz a absorção de vitaminas e minerais. Aguarde cerca de duas horas para beber algo. Se tiver muita sede, prefira água, pois é menos prejudicial.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s