Sem medo do câncer

O comprimido que combate o tumor de mama e outras novidades que estão ajudando a humanidade a vencer esse mal

Siga o mdemulher no Instagram

“Faço checkup todo ano. Não acho que a
pessoa deve esperar ficar doente para ir
ao médico”, afirma Christiane Torloni.
Foto: Divulgação

“Você tem câncer”. Até algum tempo atrás, receber essa notícia do médico representava praticamente uma sentença de morte. Felizmente, muita coisa mudou nos últimos anos. As causas do câncer, que antes eram totalmente desconhecidas, começam a ser desvendadas. E as pessoas estão tomando mais cuidado com a saúde para evitar os fatores de risco. “Até hoje, graças a Deus, nunca tive nenhuma suspeita de câncer”, diz Christiane Torloni. “Mas eu faço a minha parte para me cuidar”, completa a atriz.

Novos tratamentos
A evolução mais importante ocorreu no diagnóstico e nos tratamentos para o câncer. Atualmente, os cientistas estão colocando no mercado pelo menos uma nova grande arma contra a doença por ano. A mais recente é um comprimido para combater casos de câncer de mama em estágio avançado que não respondem a outros tratamentos. O remédio, que já vinha sendo vendido nos Estados Unidos, foi aprovado no Brasil.

Com os novos tratamentos, hoje praticamente todo tipo de câncer diagnosticado no início pode ser vencido. “Dependendo do tipo de tumor, as chances de sobrevivência são superiores a 80%”, diz o oncologista Riad Younes, do Hospital Sírio-Libanês. Ou seja: a doença continua grave, mas os pacientes têm motivos de sobra para acreditar que conseguirão derrotá-la. Pesquisas recentes estão aprofundando também o conhecimento sobre as causas da doença, sobre alimentos e atitudes que ajudam na prevenção.