Sete em cada dez mulheres têm um carocinho estranho em alguma região do corpo

E se você não teve provavelmente terá. Saiba como fazê-lo desaparecer

Procure um médico assim que perceber algum nódulo em seu corpo
Foto: Getty Images

A maioria dos nódulos na mama se revela inofensiva. Eles são apenas cistos cheios de líquido, com consistência de uma uva e tamanho que varia da ervilha à ameixa, ou tumores benignos, que podem ficar maiores do que um limão e parecer firmes feito borracha. Mas não deixe de consultar um especialista para dormir tranquila.

Procure um médico se o nódulo: aumentar de tamanho, mudar de formato, trocar de cor ou começar a coçar, sangrar ou doer.

NO PESCOÇO – Inchaço dos gânglios linfáticos, geralmente provocado por infecções, porque é justamente nessa região que as células de defesa do organismo se aglomeram e crescem durante o ataque dos germes.

Tratamento
Beber oito copos de água por dia fortalece a imunidade e expulsa os invasores, fazendo o caroço sumir em até uma semana. Se ele persistir, consulte um médico para saber se há uma infecção mais séria.

Prevenção
Tome um fitoterápico à base de equinácea, erva originária da América do Norte. Ele pode melhorar seu sistema imunológico, além de combater vírus e bactérias. Antes, consulte o seu médico.

NOS ÓRGÃOS GENITAIS –  Se o caroço estiver na região dos pelos, trata-se de uma glândula sebácea obstruída. Mais perto da vagina, pode significar que há um bloqueio em uma das glândulas que lubrificam o canal para o ato sexual. Os dois tipos podem durar anos sem criar problema e costumam sumir do mesmo jeito que surgiram: misteriosamente.

Tratamento
Fazer compressa ou tomar dois banhos quentes por dia ajuda a abrir os poros e expulsar qualquer tipo de cisto em menos de uma semana.

Prevenção
Use óleos, cremes e loções que não bloqueiem os poros (leia o rótulo do produto) e mantenha a região o mais seca possível.

NAS ORELHAS – Ferida provocada por pressões repetidas, como segurar o celular apertado contra o ouvido. E quem fica mais exposto ao sol está mais propenso a sofrer com o incômodo.

Tratamento
Aplicar um creme com corticoide costuma reduzir a inflamação e curar o ferimento. Se não funcionar, o especialista poderá indicar injeções da mesma substância ou intervenção com laser.

Prevenção
Evite pressionar objetos contra a cartilagem da orelha, alterne o telefone de ouvido quando a conversa prometer se alongar e não se esqueça de passar protetor solar – mesmo
no inverno.

NAS MÃOS E NOS PÉS – Cisto cheio de líquido, cresce quando os ligamentos ou tendões inflamam pelo uso excessivo das articulações, e pode aparecer e desaparecer da noite para o dia ou ficar do tamanho de uma bola de golfe.

Tratamento
Metade deles some em dois meses quando a inflamação é estancada com tala e anti- -inflamatório. E os mais resistentes sucumbem a uma ou duas doses de corticoide (ele de novo!).

Prevenção
Quando estiver executando tarefas repetitivas (como digitar e passar roupa) ou que exijam muito esforço (como carregar peso), alterne os braços ou faça paradas frequentes.

NAS COSTAS, PERNAS, BRAÇOS OU COURO CABELUDO – Acúmulo de células de gordura sob a pele, conhecido como lipoma, que pode ser menor do que uma ervilha ou maior do que uma laranja, e tende a ressurgir ano após ano na mesma região.

Tratamento
Como são considerados seguros, você pode ignorá-los. Em caso de dor ou incômodo estético, um médico pode removê-los.

Prevenção
Depois do banho, passe um creme esfoliante com ácido láctico no local onde o problema costuma aparecer.

☆ Descubra o significado de VÊNUS no seu Mapa Astral ☆