Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Técnicas voltadas para o conhecimento do corpo melhoram a sua saúde

Práticas corporais mais suaves, como o método Feldenkrais, a técnica de Alexander e o rolfing, ajudam as mulheres a aumentarem a consciência corporal e melhorarem a aptidão física. Saiba mais na BONS FLUIDOS de agosto

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 17 jan 2020, 13h56 - Publicado em 1 ago 2011, 21h00

A consciência pelo movimento: técnicas suaves ajudam você a desenvolver o alinhamento e a força
Foto: Reprodução

Toda forma de movimento vale a pena. É o que aponta uma matéria especial da revista BONS FLUIDOS de agosto. Especialistas, sem preconceito algum, garantem que sempre podemos variar as fontes para o aprendizado do corpo. “O importante é que cada pessoa encontre o método com o qual se identifica. Para não parar logo depois do primeiro mês”, diz a fisioterapeuta Gerseli Angeli Silva, de São Paulo.

Aliás, nem toda hora é de estica, pula e corre. Às vezes, porque estamos num momento mais introspectivo da vida, ou por opção, uma questão de gosto pessoal, o ritmo de atividade física precisa ser mais suave. Queremos menos agitação, menos academia, tudo menos. Quando exercícios pesados estão longe de seu ideal de treino, você pode – e deve -, por exemplo, dar um tempo exercitando o corpo de uma maneira que ainda não tentou. Que tal experimentar algo inusitado como a técnica de Alexander, o método Feldenkrais ou até mesmo o rolfing?

Os três métodos citados visam aumentar a consciência corporal. E qualquer técnica que faça isso, bem orientada por um profissional, melhora a aptidão física – a capacidade de realizar um trabalho muscular de maneira satisfatória. Qualidade fundamental para enfrentar os dias de hoje.


Uma trama tão delicada

Técnicas voltadas para o conhecimento do corpo melhoram a sua saúde

A técnica do patchwork cria mais peça vivas e originais. Sua prática exercita a criatividade da mente e expande o mundo interior
Foto: Reprodução

Está procurando um novo hobby? Confira esta dica da edição 149 da BONS FLUIDOS:

Continua após a publicidade

Com capricho e paciência, é possível criar lindas peças artesanais valendo-se do patchwork, técnica de costura que reutiliza sobras de tecidos. Uma agradável maneira de exercitar a criatividade, alinhavar pontes com o mundo interior e ainda tecer amizades. “A costura estimula a concentração e acalma o sistema nervoso. Ao silenciarmos, passamos a respirar de forma compassada.” Explica Irene Maia, coordenadora da área de patchwork do SENAC.

Novos caminhos para ficar de bem com a vida

Técnicas voltadas para o conhecimento do corpo melhoram a sua saúde

Conheça o mapa integral, uma poderosa ferramenta para ajudá-la a resolver seus impasses pessoais
Foto: Reprodução

Empresários, educadores, cientistas, psicólogos, médicos e engenheiros estão cada vez mais envolvidos com os ensinamentos do filósofo americano Ken Wilber. O motivo é a elaboração de um mapa do potencial humano capaz de nos ajudar em qualquer travessia, seja rumo ao autoconhecimento, em direção ao outro, seja na atenção ao planeta.

Segundo Wilber, todos os eventos do cotidiano deveriam ser observados sob quatro perspectivas. “O ponto de partida da teoria wilberiana é compreender o homem não apenas filosófica e intelectualmente, mas social, biológica e espiritualmente”, diz Ari Raynsford, engenheiro naval, nuclear e mecânico, que se tornou um dos maiores divulgadores do pensador no Brasil. Por que essa divisão? “Por uma questão bem prática: a vida fica mais fácil à medida que nós nos conhecemos melhor.”

Para ninguém se perder pelo caminho de tantos raciocínios, Wilber criou um mapa detalhes. Dividiu-o em quadrantes para melhor organizar – e abraçar – todo o conhecimento humano. Assim, fica mais fácil valorizar cada aspecto, exercitá-lo e, com isso, acelerar o próprio desenvolvimento.

Continua após a publicidade

Entenda as quatro perspectivas que estão dentro do quadrante:

Interior do indivíduo: O eu e a consciência; percepções, sentimentos, memórias; senso de si mesma; mente; âmbito psicoespiritual; campo conhecido pelas experiências próprias.

Exterior do indivíduo: O cérebro e o organismo; corresponde às características físicas e comportamentais; como se dão as relações interpessoais; habilidades motoras; âmbito biológico; campo conhecido pela observação.

Interior do coletivo: Cultura e visão de mundo; valores compartilhados; história, língua, família; comportamento esperado diante da cultura em que vive; campo conhecido pela ressonância mútua.

Exterior do coletivo: Sistema social e ambiente; leis, políticas e processos; instituições; tecnologia de ponta; sistema econômico; regras da comunidade; campo conhecido pela análise sistêmica.

Continua após a publicidade

Gostou? Na BONS FLUIDOS de agosto você encontra um roteiro super completo sobre como aplicar esta prática no dia a dia.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.