Tireóide, um risco silencioso

Problemas na glândula tireóide atingem 10 milhões de brasileiros que sofrem com metabolismo acelerado ou lento demais

A glândula tireóide regula todo o
metabolismo do corpo
Foto: Dreamstime

Quem diria que uma pequena glândula em forma de borboleta, com apenas 12 g e localizada na base do pescoço, controla todo o metabolismo do organismo! Isso porque a tireóide produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tetraiodotironina). Quando desregulados, podem causar hipotireoidismo ou hipertireoidismo juntas, essas doenças afetam 10 milhões de brasileiros! Saiba como cada uma delas age, seus sintomas e tratamentos.

Hipotireoidismo

A baixa produção de T3 e T4 é responsável pela lentidão do metabolismo 

Causas 

. Tireoidite de Hashimoto ou auto-imune: o corpo produz anticorpos que destroem a própria tireóide. Em geral, as vítimas são mulheres com mais de 30 anos.
. Congênita: o bebê nasce com ausência parcial ou total da glândula. O problema deve ser identificado no teste do pezinho. Se não for diagnosticado a tempo, pode causar retardo mental.
. Carência de iodo: causa mais comum em pessoas que moram em regiões distantes do mar, pois a substância está presente, principalmente, nos frutos do mar, além do sal. Carne e verduras também têm iodo, mas em concentração menor.
. Cirúrgica: retirada da tireóide por causa de algum tumor ou câncer.

Sintomas
Queda da temperatura corporal, ganho de peso, falta de atenção, apatia, inchaço, intestino preso, desânimo, queda de cabelos e aumento do fluxo menstrual.

Tratamento
A maioria dos casos não têm cura. O controle é feito com reposição hormonal do T4, o paciente tem de tomar um comprimido diário, em jejum, durante toda a vida. Sem os cuidados necessários, o agravamento da doença pode levar à morte.


 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s