TPM: a solução certa para cada sintoma

Como controlar o desconforto causado pela tensão pré-menstrual de acordo com os sintomas que você tem

Vontade de comer doces durante a TPM? Veja como evitar!
Foto: Getty Images

Sintomas físicos

Compulsiva por doce
Veja se você tem:
● Fadiga
● Tontura
● Dores de cabeça
Como é?
Pouco tempo antes da menstruação, o corpo se torna mais sensível à ação da insulina. Dessa maneira, o nível de açúcar diminui, o que faz com que o cerébro “peça” mais glicose. Isso torna a vontade por doces incontrolável!
Evite
Açúcar, chocolate e álcool.
Coma
Itens calmantes, cheios de cromo, magnésio, vitaminas C e E.
Faça
Para esquecer o desejo por guloseimas, aposte em frutas secas ou iogurtes.

Inchada
Veja se você tem:
● Desânimo
● Tensão nervosa
● Insônia
Como é?
O nível do hormônio progesterona aumenta na segunda fase do ciclo menstrual, fazendo com que o corpo retenha líquidos.
Evite
Alimentos com muito sal, congelados, em conserva, e refrigerantes.
Coma
Alimentos diuréticos, frutas com água (abacaxi, melancia, melão), ricas em fibras (mamão, maçã, pera e uva) e verduras cruas.
Faça 
Drenagem linfática, que ajuda a eliminar o excesso de líquido.

TPM: a solução certa para cada sintoma

Fica ansiosa durante a tensão pré-menstrual? Confira dicas!
Foto: Getty Images

Sintomas psicológicos

Ansiosa
Veja se você tem:
● Ansiedade
● Irritabilidade
● Agressividade
Como é?
Trata-se do tipo mais comum. Ocorre, principalmente, por causa do desequilíbrio na produção dos hormônios estrogênio e progesterona.
Evite
Café, chá-preto, refrigerantes à base de cola, chocolate e álcool.
Coma
Alimentos calmantes, ricos em cálcio e em vitaminas B6 e E (veja no quadro abaixo).
Faça
Exercícios que ajudam no relaxamento, como ioga e alongamento.

Depressiva
Veja se você tem:
● Desânimo
● Insônia
● Tensão
● Choro fácil
Como é?
Apesar de ser a espécie menos comum de TPM, pode ter um efeito grave, já que deixa a mulher extremamente deprimida.
Evite
Café, chá-preto, refrigerantes à base de cola, chocolate e álcool.
Coma
Alimentos ricos em cálcio, como iogurte e queijos, e nas vitaminas B6, C e E.
Faça
Atividades aeróbicas, como corrida e natação. Elas fazem o corpo liberar endorfina, substância que dá a sensação de bem-estar.

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