Vacina protege adolescentes que estão prestes a iniciar vida sexual

Imunização contra HPV é eficaz contra diversas doenças, incluindo câncer

Muitas mulheres não se previnem, especialmente as jovens que estão perto de iniciar suas vidas sexual
Foto: Getty Images

O vírus do HPV é transmitido por contato sexual e é capaz de provocar lesões de pele ou mucosa, verrugas genitais e até favorecer o aparecimento de câncer de colo de útero, pênis, ânus e vagina. O câncer de colo do útero é considerado a quarta causa de morte por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

O INCA também revela que 19 mil novos casos de câncer de colo uterino e 4 mil mortes pela doença são registrados por ano no país. A boa notícia é que existem vacinas contra diversos tipos de HPV. O fato é que muitas mulheres desconhecem esse recurso ou não se previnem, especialmente as jovens que estão perto de iniciar a vida sexual.

A vacina provoca reação imunológica, promovendo a formação de anticorpos contra tipos específicos de HPV. Segundo Tatiana Pfiffer, ginecologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a forma mais efetiva de prevenir a população é vacinar antes da primeira exposição ao vírus, ou seja, antes de iniciar atividade sexual. “A vacina é oficialmente indicada para meninas e mulheres entre 9 e 26 anos. Ainda não existe uma recomendação oficial quanto à aplicação em meninos no Brasil, mas o Center for Disease Control, nos Estados Unidos, recomenda a sua aplicação para meninos entre 11 e 26 anos”, acrescenta.

Mulheres que desejam a imunização, o ideal é passar por uma consulta com seu médico. Gestantes e pessoas alérgicas a componentes da vacina são as únicas contraindicações. “Mulheres que estejam amamentando, imunodeprimidas e pacientes que já tiveram resultados positivos para os vírus ou mesmo alguma lesão e verrugas genitais, também podem ser vacinadas”, explica Tatiana.

E, claro, nunca se esqueça de usar a camisinha. Ainda é um dos meios mais eficazes de prevenção.

Tipos de vacinas e proteção

Atualmente, dois tipos de vacinas estão disponíveis no país. A vacina Quadrivalente, que protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus, e a vacina Bivalente, também chamada de Vacina contra HPV oncogênico, protege contra os vírus tipo 16 e 18.

☆ Descubra o significado de VÊNUS no seu Mapa Astral ☆