Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Vacina protege adolescentes que estão prestes a iniciar vida sexual

Imunização contra HPV é eficaz contra diversas doenças, incluindo câncer

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 16 jan 2020, 09h58 - Publicado em 26 set 2012, 21h00

Muitas mulheres não se previnem, especialmente as jovens que estão perto de iniciar suas vidas sexual
Foto: Getty Images

O vírus do HPV é transmitido por contato sexual e é capaz de provocar lesões de pele ou mucosa, verrugas genitais e até favorecer o aparecimento de câncer de colo de útero, pênis, ânus e vagina. O câncer de colo do útero é considerado a quarta causa de morte por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

O INCA também revela que 19 mil novos casos de câncer de colo uterino e 4 mil mortes pela doença são registrados por ano no país. A boa notícia é que existem vacinas contra diversos tipos de HPV. O fato é que muitas mulheres desconhecem esse recurso ou não se previnem, especialmente as jovens que estão perto de iniciar a vida sexual.

A vacina provoca reação imunológica, promovendo a formação de anticorpos contra tipos específicos de HPV. Segundo Tatiana Pfiffer, ginecologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a forma mais efetiva de prevenir a população é vacinar antes da primeira exposição ao vírus, ou seja, antes de iniciar atividade sexual. “A vacina é oficialmente indicada para meninas e mulheres entre 9 e 26 anos. Ainda não existe uma recomendação oficial quanto à aplicação em meninos no Brasil, mas o Center for Disease Control, nos Estados Unidos, recomenda a sua aplicação para meninos entre 11 e 26 anos”, acrescenta.

Mulheres que desejam a imunização, o ideal é passar por uma consulta com seu médico. Gestantes e pessoas alérgicas a componentes da vacina são as únicas contraindicações. “Mulheres que estejam amamentando, imunodeprimidas e pacientes que já tiveram resultados positivos para os vírus ou mesmo alguma lesão e verrugas genitais, também podem ser vacinadas”, explica Tatiana.

Continua após a publicidade

E, claro, nunca se esqueça de usar a camisinha. Ainda é um dos meios mais eficazes de prevenção.

Tipos de vacinas e proteção

Atualmente, dois tipos de vacinas estão disponíveis no país. A vacina Quadrivalente, que protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus, e a vacina Bivalente, também chamada de Vacina contra HPV oncogênico, protege contra os vírus tipo 16 e 18.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.