Visão de raio x

Confira 5 dicas práticas do cotidiano para manter seus olhos sempre saudáveis

Tome cuidados especiais com alimentação, higiene e maquiagem
Foto: Dreamstime

Admirar uma bela paisagem, se encantar com o olhar da pessoa amada, ver o sorriso dos filhos. Esses são alguns dos prazeres que só são possíveis graças aos olhos. Você já parou para pensar se está cuidando direito da saúde dos seus olhos? 

Com alguns cuidados, diversos problemas de visão (como conjuntivite e vista cansada) podem ser evitados.

Confira as dicas dos oftalmologistas Edson Quedas, do setor de glaucoma da Unifesp, e Omar Assae, do Instituto CEMA, ambos de São Paulo. ”Os olhos são os espelhos da alma. Então, é preciso tratá-los bem e mantê-los saudáveis durante toda a vida”, alerta Edson.

Fuja da automedicação
Não use colírios por conta própria, especialmente aqueles receitados para outra pessoa: o problema dela pode ser diferente do seu. 

Nesse caso, a medicação não vai funcionar e pode até agravar a irritação de seus olhos. Se o incômodo for grande e a consulta com o oftalmologista demorar, faça compressas com algodão embebido em soro fisiológico gelado.

Não esfregue
Muita gente tem mania de ficar coçando os olhos a todo momento. Esse é um hábito muito prejudicial. Ao contrário do que se pensa, o problema não está nos movimentos e na fricção, mas na sujeira presente nas mãos. 

Ao levar as mãos aos olhos, você carrega junto um monte de bactérias. Isso pode causar desde inflamações simples até uma séria conjuntivite.

Coma alimentos com vitamina A
A alimentação tem grande influência sobre a saúde dos seus olhos. Os alimentos ricos em vitamina A são grandes amigos da visão, porque evitam transtornos como a dificuldade de enxergar à noite. 

Eles também previnem úlceras na córnea e cegueira. Além da cenoura, aposte em outras fontes de vitamina A: leite, ovos, fígado, abacaxi, melancia, limão, melão, abóbora, alface e tomate.

Cuidado com a TV e o computador
Assistir televisão muito de perto e navegar na internet com o rosto colado ao monitor são hábitos que podem causar irritações oculares. O oftalmologista Omar Assae explica que as pessoas que ficam com os olhos grudados nas telas acabam piscando menos. ”Por isso, elas têm os olhos menos lubrificados, sujeitos a irritações.” 

Para se prevenir de ter olhos vermelhos, com aparência cansada, procure se distanciar mais da televisão e faça intervalos regulares quando estiver usando o computador.

Atenção com a maquiagem
Verifique se os seus cosméticos são de boa qualidade: produtos de procedência ruim podem prejudicar os olhos. Se você for alérgica, o cuidado deve ser redobrado. Fique atenta se o produto é dermatologicamente testado e está dentro do prazo de validade. 

Nunca compartilhe cosméticos com as amigas’ e nada de dormir maquiada! ”Remova completamente a pintura na área ao redor dos olhos”, recomenda Edson Quedas. O demaquilante acabou” Use xampu infantil diluído em água.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s