Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Vivo bem com a diabetes

Mudei minha alimentação para conviver com a doença. E acredite, ela não é um bicho-papão!

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 21 jan 2020, 12h03 - Publicado em 29 out 2008, 21h00

Hoje, com a alimentação controlada, 
tomo só duas injeções por dia
Foto: Divulgação

Sempre fui louca por brigadeiro, biscoito e pudim. Por isso não foi fácil descobrir, aos 10 anos, que teria que parar de comer doces. Minha mãe me levou ao médico quando reparou que eu dormia o dia inteiro, não fazia exercícios e estava sempre cansada. Era estranho, porque eu sempre fui ativa, fazia judô, participava de campeonatos e tudo. A falta de energia foi explicada no exame: eu estava com diabetes do tipo 1.

Não produzia insulina, o hormônio que leva a glicose, ou seja, a energia, até as células do meu corpo. Sem a insulina a glicose se acumulava na urina e no sangue. É como se o alimento para as minhas células não chegasse até elas. Por isso o cansaço.

A rotina lá em casa mudou. Na geladeira entraram verduras, legumes e frutas e eu passei a fazer cinco refeições por dia, de três em três horas. Até os 13 anos eu comia bala escondido, mas fiquei com medo e parei de fazer isso. A minha avó era diabética e teve a perna amputada por falta de cuidados.

Venci a vergonha e o preconceito de ter a doença
Era difícil ir às festinhas de aniversário e resistir. Com 14 anos arrumei um namorado e tive vergonha de contar a ele que tinha diabetes. Ele me chamava pra tomar sorvete e eu dava desculpas esfarrapadas. Até que a minha mãe me obrigou a contar. Ele aceitou bem e via a minha avó aplicar as três injeções de insulina sem problema nenhum.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.