Vivo bem com a diabetes

Mudei minha alimentação para conviver com a doença. E acredite, ela não é um bicho-papão!

Hoje, com a alimentação controlada, 
tomo só duas injeções por dia
Foto: Divulgação

Sempre fui louca por brigadeiro, biscoito e pudim. Por isso não foi fácil descobrir, aos 10 anos, que teria que parar de comer doces. Minha mãe me levou ao médico quando reparou que eu dormia o dia inteiro, não fazia exercícios e estava sempre cansada. Era estranho, porque eu sempre fui ativa, fazia judô, participava de campeonatos e tudo. A falta de energia foi explicada no exame: eu estava com diabetes do tipo 1.

Não produzia insulina, o hormônio que leva a glicose, ou seja, a energia, até as células do meu corpo. Sem a insulina a glicose se acumulava na urina e no sangue. É como se o alimento para as minhas células não chegasse até elas. Por isso o cansaço.

A rotina lá em casa mudou. Na geladeira entraram verduras, legumes e frutas e eu passei a fazer cinco refeições por dia, de três em três horas. Até os 13 anos eu comia bala escondido, mas fiquei com medo e parei de fazer isso. A minha avó era diabética e teve a perna amputada por falta de cuidados.

Venci a vergonha e o preconceito de ter a doença
Era difícil ir às festinhas de aniversário e resistir. Com 14 anos arrumei um namorado e tive vergonha de contar a ele que tinha diabetes. Ele me chamava pra tomar sorvete e eu dava desculpas esfarrapadas. Até que a minha mãe me obrigou a contar. Ele aceitou bem e via a minha avó aplicar as três injeções de insulina sem problema nenhum.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s