Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Você é um “ímã de pernilongo”? Entenda por que e como lidar com a situação

Não é só impressão sua: algumas pessoas realmente são mais ~apetitosas~ para as picadas dos insetos.

Por Raquel Drehmer
Atualizado em 16 jan 2020, 00h31 - Publicado em 12 fev 2019, 22h58

Está todo mundo curtindo um belo churrasco em uma chácara, muita natureza para apreciar, boa conversa, boa música, bons drinks e… borrachudos, pernilongos, mutucas e diversas feras aladas resolvem participar da festa. E o ~melhor~: como sempre, escolhem você como vítima das picadas da tarde e da noite.

Não acontece exatamente de propósito, já que estamos falando de insetos irracionais, mas há motivos práticos que fazem com que determinadas pessoas sejam “selecionadas”. Com a ajuda de Joana D’Arc Gonçalves, infectologista da Aliança Instituto de Oncologia, vamos entender melhor essa história.

“As fêmeas dos insetos – são sempre as fêmeas que picam – precisam das proteínas e do ferro do sangue para maturar seus ovos”, explica. Só que elas não têm a capacidade de enxergar as pessoas e ir até seus alvos como se estivessem pilotando um avião; elas precisam sentir a existência de sangue no ambiente e chegar até ele instintivamente. “O que as atrai é o CO2 [dióxido de carbono ou gás carbônico]. Quanto mais CO2 houver na corrente sanguínea de uma pessoa, mais ela será picada”, continua a especialista.

Um estudo realizado pela London School of Hygiene and Tropical Medicine (Reino Unido) apontou o ácido lático expelido pelos poros como um fator secundário de atração para as picadas de insetos.

Continua após a publicidade

Nessa dinâmica toda, a natureza deu uma vantagem para o lado de lá: essas fêmeas têm sensores dos dois elementos e chegam rapidinho até suas vítimas. Enquanto isso, nós, humanos, não temos sensores de inseto; quando percebemos, já fomos picados.

Mas de onde vem tanto CO2 e ácido lático no sangue?

É importante destacar que todas as pessoas carregam dióxido de carbono e ácido lático no organismo, e as que atraem as fêmeas de insetos são as que têm maior concentração deles no sangue – o que provavelmente é seu caso, já que você é um “ímã de pernilongo”.

A infectologista esclarece que a responsabilidade é do metabolismo: “Quem tem o metabolismo naturalmente mais rápido ou está com ele acelerado depois de fazer ginástica ou algum esforço físico fica com uma concentração maior de CO2 no sangue.”

Continua após a publicidade

De acordo com James Logan, que conduziu o estudo britânico mencionado ali em cima, o ácido lático também é produto de atividades físicas e fica altíssimo no sangue quando a malhação é pesada. Por isso não é raro levar algumas picadas em plena academia.

Como deixar de atrair pernilongos e borrachudos?

A saída mais rápida e certeira é usar diariamente um bom repelente, claro. O ideal é passá-lo pela manhã e reaplicá-lo a cada três horas.

Mas, se você conseguir adotar uma medida para benefícios em médio e longo prazo, fique com a dica do pediatra especializado em infectologia Victor Horacio de Souza Costa Junior, professor adjunto da PUC-PR: “Tomar vitaminas do complexo B faz com que, em duas semanas, o próprio suor que as expele funcione como um repelente natural, independentemente da velocidade do metabolismo.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.