Você sabe a diferença entre gripe e resfriado?

Sim, são doenças diferentes! Conheça as características da gripe e as do resfriado.

O inverno começou e com a queda da temperatura, os vírus fazem a festa – não que as doenças virais estejam relacionadas diretamente ao frio, mas é que a gente tende a se aglomerar em lugares fechados, criando condições para disseminação dos vírus.

Enfim, muita gente já começou a sentir os incômodos sintomas da gripe e do resfriado, que são bem semelhantes. Mas saiba que as doenças são diferentes.

Ambas são virais:  o vírus da gripe é o Influenza, que sofre mutações (por isso nosso organismo é tão suscetível a uma gripe), ao passo que o resfriado é causado por vários tipos diferentes.

Gripe

Começa de repente, sem aviso.

Sintomas: A febre alta é o mais importante e dura uns 3 dias! Com ela vêm dor no corpo, calafrio, tosse, mal-estar, falta de apetite, tosse. Sabe quando não dá pra sair da cama? Então é gripe!

Duração mais lenta: a gripe pode demorar até duas semanas para passar completamente e pode evoluir para doenças mais graves, como pneumonia.

Resfriado

É gradual: você começa a sentir aquele desconforto, dor no corpo, o nariz começa a escorrer e você sente que vai ficar mal.

Sintomas: são mais brandos do que os da gripe. O resfriado afeta somente nariz e garganta, com muita coriza, congestão nasal e tosse. A febre não costuma aparecer – se aparece, é mais baixa.

Duração: passa rapidinho, em até 4 dias.

Fonte: Ministério da Saúde

☆ Descubra o significado de VÊNUS no seu Mapa Astral ☆